O Dia

Sítio arqueológi­co do Cais do Valongo recebe da Unesco o título de Patrimônio Mundial

-

A Organizaçã­o das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) entregou ontem o título de Patrimônio Mundial ao sítio arqueológi­co do Cais do Valongo. A cerimônia aconteceu no Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá, e contou com a presença de autoridade­s e representa­ntes de instituiçõ­es federais, estaduais e municipais, além de membros da sociedade civil.

O título foi entregue pela diretora e representa­nte da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovi­tch Noleto, que destacou a importânci­a do reconhecim­ento mundial. “Os negros no Brasil constituem a maior diáspora fora da África. O reconhecim­ento do Cais do Valongo é universal. Ao relembrar, a gente pode dizer ‘nunca mais’, porque a humanidade não pode assis- tir silenciosa a violações de direitos humanos”, garantiu.

Durante a cerimônia, o prefeito Marcelo Crivella reforçou a riqueza do sítio para a humanidade e destacou a importânci­a do título para o país. “Preservar o Cais do Valongo e homenagear a região é o mínimo que podemos fazer. O Brasil não existiria sem o negro”, disse.

O Cais do Valongo vai passar por obras de conservaçã­o e revitaliza­ção que devem durar cerca de dois anos. Serão realizados a restauraçã­o do pavimento original de pedras, a drenagem das águas da chuva e o reforço estrutural de paredes e fundações. O objetivo é que as ruínas funcionem como um museu a céu aberto.

 ?? DIVULGAÇãO ?? Título foi concedido durante cerimônia no Museu de Arte do Rio (MAR)
DIVULGAÇãO Título foi concedido durante cerimônia no Museu de Arte do Rio (MAR)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil