O Dia

‘Apóstolos da saúde cubana’ voltam pra casa

Primeiro grupo de profission­ais retorna após saída do programa ‘Mais médicos’

- > Havana, Cuba

Havana recebeu ontem os primeiros 200 médicos cubanos que retornaram do Brasil, após a polêmica saída do programa ‘Mais Médicos’. Vestindo jalecos brancos e carregando as bandeiras de Brasil e de Cuba, os profission­ais desembarca­ram às 8h15, horário de Brasília, depois de passarem por quase sete horas de viagem. Muitos, além de suas malas, também levaram para a ilha eletrodomé­sticos e animais de estimação.

No Twitter, o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, chamou os médicos de “apóstolos da saúde cubana” e disse que a participaç­ão deles no programa era “a melhor homenagem a Fidel Castro em seus dois anos de ausência presente”.

Díaz-Canel também esteve no aeroporto, durante a chegada do grupo e, em entrevista à imprensa local, declarou que os profission­ais são mais que médicos, pois “primeiro souberam chegar com desinteres­se, altruísmo e total entrega aos locais onde não havia assistênci­a médica”.

Cerca de 8,3 mil profission­ais cubanos devem deixar o Brasil até 12 de dezembro, após as críticas e mudanças no programa propostas pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro.

Cuba paga seus médicos no exterior 30% do que o país recebe pelo trabalho e dedica o resto dos recursos ao orçamento do Estado, especialme­nte à manutenção de um sistema de Saúde e Educação gratuito e universal para seus cidadãos. A exportação de mão-de-obra profission­al é a primeira atividade da economia cubana, que registra mais de US$ 11 bilhões anuais ao orçamento estatal.

 ?? AFP PHOTO - ACN (CUBAN NEWS AGENCY) / MARCELINO VAZQUEZ ?? Médicos desembarca­m no aeroporto, em Havana, de jaleco e carregando bandeiras dos dois países
AFP PHOTO - ACN (CUBAN NEWS AGENCY) / MARCELINO VAZQUEZ Médicos desembarca­m no aeroporto, em Havana, de jaleco e carregando bandeiras dos dois países

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil