O Dia

Francisco busca reagir à pedofilia

Pontífice convoca cúpula da Igreja para dar resposta a escândalos

- > Cidade do Vaticano

O papa Francisco convocou os chefes das 113 conferênci­as episcopais do mundo para uma cúpula extraordin­ária sobre abuso sexual de menores na Igreja Católica. Para coordenar a reunião, que acontecerá entre os dias 21 e 24 de fevereiro no Vaticano, o pontífice nomeou uma equipe de religiosos que conta com dois especialis­tas em pedofilia, o arcebispo maltês Charles Scicluna e o jesuíta alemão Hans Zollner.

De acordo com o porta-voz da Santa Sé, Greg Burke, o objetivo da convocação é ser uma resposta concreta diante de tantos escândalos de pedofilia envolvendo o Clero, garantindo total transparên­cia na solução dos casos. “O papa Francisco quer que os líderes da Igreja entendam completame­nte o impacto devastador das vítimas de abuso sexual”, declarou.

Além de Dom Scicluna, que também é secretário adjunto da Congregaçã­o para a Doutrina da Fé, e do padre Hans Zollner, completam o comitê organizado­r o cardeal americano Blase Cupich e o cardeal indiano Oswald Gracias.

Crise migratória na JmJ

Papa Francisco se prepara para participar da Jornada Mundial da Juventude, que acontece em janeiro, no Panamá. Segundo o arcebispo panamenho, José Domingo Ulloa, o pontífice pode abordar, durante a visita, a crise migratória em que vivem países como El Salvador e Honduras.

 ?? VATICAN NEWS ?? Francisco reunirá cúpula
VATICAN NEWS Francisco reunirá cúpula

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil