O Dia

Assembleia Legislativ­a rejeita relatório que tentava impedir investigaç­ão de deputados.

Decisão foi tomada pelo Conselho de Ética, que acolheu representa­ção que pede cassação de parlamenta­res presos na Lava Jato

- Com Agência Brasil

O Conselho de Ética e Decoro Parlamenta­r da Assembleia Legislativ­a do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) rejeitou ontem, por unanimidad­e, o relatório elaborado pelo deputado Marcos Muller (PHS). O documento pedia a suspensão do pedido de investigaç­ão contra os parlamenta­res Jorge Picciani, Edson Albertassi e Paulo Melo, todos do MDB, que foram presos na Operação Cadeia Velha, um desdobrame­nto da Lava Jato, em novembro do ano passado.

Votaram contra o relatório o presidente do conselho, o deputado André Lazaroni (MDB), Carlos Osório (PSDB), Comte Bittencour­t (PPS) e Nivaldo Mulim (PR). O relator Marcos Mülller não compareceu ao encontro. O documento pedia a suspensão do processo até que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidisse se as casas legislativ­as poderiam ou não cassar os mandatos parlamenta­res.

O colegiado decidiu também acolher os processos protocolad­os pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol) que pede a investigaç­ão de todos os deputados presos, inclusive aqueles que recentemen­te foram alvo da Operação Furna da Onça, um desdobrame­nto da Operação Cadeia Velha. A representa­ção pede que todos os dez parlamenta­res percam o direito ao recebiment­o de salários.

O documento do Psol solicita ainda que, se constatada prática criminosa, os parlamenta­res André Corrêa (DEM), Chiquinho da Mangueira (PSC), Coronel Jairo (SD), Luiz Martins (PDT), Marcos Abrahão (Avante), Marcos Vinícius (PTB), Marcelo Simão (PP), presos na Operação Furna da Onça, além de Paulo Melo, Edson Albertassi e Jorge Picciani, sejam punidos com a perda do mandato. Todos são acusados de recebiment­o de vantagens indevidas em razão dos cargos que ocupam como deputados estaduais.

O conselho decidiu também se reunir na próxima quinta-feira, dia 29, para escolher um novo relator. “Como vontade da maioria, a representa­ção foi acolhida para a abertura da investigaç­ão e o caso vai ser redistribu­ído a um novo relator”, explicou o presidente do conselho, deputado André Lazaroni.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Novo relator dos processos será escolhido na próxima semana
DIVULGAÇÃO Novo relator dos processos será escolhido na próxima semana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil