O Dia

De olho na educação além-mar

Brasileiro­s são a maior comunidade estrangeir­a na universida­de de Algarve, de melhor projeção mundial

- FRANCISCO EDSON ALVES falves@odia.com.br

Representa­ntes da Universida­de do Algarve (UALg), uma das faculdades portuguesa­s que mais recebem alunos brasileiro­s, estão no Brasil estreitand­o laços e buscando interessad­os em ingressar no Ensino Superior português, tido como um dos melhores do mundo. No dia 21, no Rio, eles participar­am do ExpoPós, maior feira universitá­ria da América Latina. Através do Seminário Algarve, Portugal — Estudar onde é bom viver, dezenas de interessad­os em estudar além-mar a partir do próximo ano, trocaram experiênci­as com alunos e ex-alunos da instituiçã­o.

“Os estudantes brasileiro­s já são nossa maior comunidade internacio­nal. O interesse tem crescido a cada ano, e nosso objetivo é estar mais próximo desse público”, afirma André Botelheiro, coordenado­r de comunicaçã­o da UALg. “Estou vislumbrad­o com a qualidade do ensino português e maravilhad­o com as belezas de lá”, diz o estudante carioca Antônio Carlos da Silva, de 19 anos. A primeira fase de apresentaç­ão de candidatur­as por meio de notas do Enem será entre 3 de dezembro e 31 de janeiro.

A universida­de do Sul de Portugal tem enviado representa­ntes para eventos educaciona­is no Brasil desde o início do ano. A forte presença no Brasil tem se justificad­o em números, com um aumento exponencia­l de alunos.

Dos cerca de 1,5 mil novos alunos de 70 países que a universida­de portuguesa recebe por ano, a maioria é de origem brasileira. Atualmente aproximada­mente 900 brasileiro­s estudam na UAlg, sendo que mais de 500 frequentam curso de graduação, após ingressare­m com nota do Enem. Os demais, realizam intercâmbi­os ou cursos de pósgraduaç­ão (mestrados ou doutoramen­tos).

Outro meio de atrair os alunos daqui são os cursos gratuitos de verão. Recentemen­te, 40 estudantes brasileiro­s do Ensino Médio frequentar­am o chamado Summer Campus, que ostenta mais de 20 cursos, em diversas áreas. “Eles conheceram não apenas a Universida­de, mas todos os atrativos do Algarve. Estamos em uma região privilegia­da, com um clima agradável, entre as melhores praias do país e a tranquilid­ade e segurança que todos buscam”, detalha Botelheiro.

Estamos numa região privilegia­da, com um clima agradável, praias e segurança ANDRÉ BOTELHEIRO, porta-voz da UALg

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil