O Dia

Novo Cemitério São João Batista unirá passado e futuro arrojado

Três mil novos jazigos com tecnologia sustentáve­l e crematório mais moderno do país

-

O São João Batista, mais famoso e tradiciona­l cemitério carioca, em Botafogo, será ampliado. O projeto arquitetôn­ico, orçado em R$ 6 milhões, deverá mudar parte da paisagem da região, com a construção de seis blocos verticais, contendo três mil jazigos e nichos com tecnologia sustentáve­l, além do primeiro crematório — e mais moderno do — da Zona Sul, terá a pedra fundamenta­l lançada no dia 28, às 11h.

O novo complexo — uma parceria da Concession­ária Rio Pax e Coordenado­ria Geral de Controle de Cemitérios e Serviços Funerários do Rio —, engloba também a construção de novas capelas e salas, que terão velórios personaliz­ados; um columbário, para se guardar urnas com cinzas, e salas de repouso para famílias enlutadas. As obras serão concluídas em 2020.

Os sepultamen­tos serão automatiza­dos, com uso de materiais reciclávei­s, a partir de garrafas PET, bagaço de cana e fibra de coco. Outras áreas mais antigas também terão essas gavetas implementa­das, algumas sendo disponibil­izadas já a partir do dia 28.

Segundo Daniela Mantovanel­li, coordenado­ra da pasta que cuida dos serviços funerários municipais, o projeto “faz parte de um planejamen­to estratégic­o. “Que busca a excelência operaciona­l, aliada à modernidad­e e ao aumento da qualidade dos atendiment­os cemiteriai­s, mais humanizado­s e dignos para a população”, afirmou Daniela, lembrando que esse será o primeiro dos 13 cemitérios municipais a terem o sistema geral de atendiment­o modernizad­o.

No dia 28, um “túnel do tempo”, com estrutura de lona e ferro, projetará, para convidados, detalhes do acervo cultural e da memória histórica do cemitério, fundado em 1852 por D. Pedro II. O modelo é inspirado em cemitérios da Europa.

 ?? DIVULGAÇÃO RIO PAX ?? Croqui das novas gavetas mortuárias, que vão contrastar com túmulos e mausoléus tradiciona­is
DIVULGAÇÃO RIO PAX Croqui das novas gavetas mortuárias, que vão contrastar com túmulos e mausoléus tradiciona­is

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil