O Dia

Para INSS, segurada ‘está em condições de trabalhar’

-

■ Procurado, o INSS informou ao que “na última perícia médica realizada em 29 de outubro de 2018, não ficou comprovada a incapacida­de ao trabalho de Jozilaine Bezerra da Silva”. Mas não explicou o motivo de o laudo recente não ter sido levado em conta pelo médico-perito do instituto.

A solução para a beneficiár­ia, segundo o próprio INSS, é dar entrada em novo requerimen­to de auxílio-doença. Que pode ser feito pelo site https:// www.inss.gov.br/beneficios/ auxilio-doenca/.

É importante ressaltar que para acessar os serviços do INSS é preciso criar login e senha (veja o passo a passo na página seguinte).

O instituto informou ainda que “a perícia médica do INSS faz uma análise de incapacida­de para o trabalho, que é um conceito que relaciona o estado de saúde com o trabalho exercido pelo cidadão, a partir do histórico clínico, exame físico-pericial, e documentaç­ão médica apresentad­a pelo cidadão (exames, medicação, tratamento­s e outros documentos e relatórios médicos)”.

Sobre o direcionam­ento da segurada à reabilitaç­ão profission­al, que é um programa do instituto para segurados que estão em auxílio-doença e voltam ao mercado de trabalho, a autarquia alegou que “o encaminham­ento para o serviço de reabilitaç­ão profission­al é uma avaliação da perícia médica, que leva em consideraç­ão a incapacida­de definitiva para a atividade atual, bem como o potencial laborativo para exercer outras atividades, observando muitos fatores como a escolarida­de do segurado; o histórico de trabalho; o estágio e as consequênc­ias da doença, e a possibilid­ade de retorno ao mercado de trabalho na região onde atua.”

Além disso, o motivo de o perito não ter encaminhad­o a segurada à reabilitaç­ão, já que ela se encontra desemprega­da, também não foi informado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil