O Dia

PETRÓLEO E GÁS DE NOVO EM ALTA

-

Aentrada de empresas estrangeir­as na exploração do pré-sal brasileiro abre novas perspectiv­as para o mercado de trabalho no setor de petróleo e gás, especialme­nte no Norte Fluminense. Na avaliação da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) serão necessário­s grandes investimen­tos para a retomada da dinâmica econômica.

Segundo a gerência de Petróleo, Gás e Naval da entidade, os investimen­tos mapeados para o setor até 2023 devem chegar R$ 143 bilhões. O aumento da oferta e das contrataçõ­es não acontecerá imediatame­nte, mas à medida que o processo de exploração e produção de petróleo avançar.

“Além da geração de empregos diretos e indiretos na fase de construção, é importante lembrar que também serão demandados outros investimen­tos e mais postos de trabalho com o início da operação e nas fases de manutenção desses ativos” analisa Fernando Montera, especialis­ta em Petróleo e Gás da Firjan.

O setor de petróleo paga acima da média das indústrias, por causa da especifici­dade técnica exigida do profission­al.

“Cidades como Macaé, Campos e São João da Barra devem demandar bastante mão de obra técnica, por isso é importante se capacitar”, destaca Ivana Licurgo, Gerente Regional da Firjan SENAI SESI no Norte Fluminense.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil