O Dia

Não combinou com o chefe

Bolsonaro desautoriz­a ministro da Saúde indicado, que quer testar médicos brasileiro­s

-

Opresident­e eleito, Jair Bolsonaro (PSL), e o indicado para ministro da Saúde de seu futuro governo, deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM -MS), discordara­m publicamen­te ontem. O ponto em questão foi a exigência de uma certificaç­ão dos médicos, logo após a formação universitá­ria e depois periodicam­ente, para o exercício da profissão. Mandetta defendeu a proposta em entrevista ao ‘Globo’ e foi rebatido por Bolsonaro, que comparou o teste proposto por seu auxiliar ao ‘Revalida’, que é exigido de médicos formados fora do Brasil.

“Ele (Mandetta) tá sugerindo o Revalida até com uma certa periodicid­ade. Eu sou contra o Revalida para os médicos brasileiro­s, senão vai desaguar na mesma situação que acontece na OAB. Não podemos formar jovens e depois submetê-los a ser boys de luxo em escritório­s de advocacia”, disse, após participar de um almoço com antigos colegas da Escola de Educação Física do Exército, na Urca.

Mandetta alegou que, “no mundo inteiro”, depois do término da escola, o médico volta em cinco anos para uma recertific­ação. “No Brasil, não existe nada. Vale o seguinte: ‘Toma o diploma e vá ao mundo’ ”, declarou ao jornal. Ele defendeu ainda que a ideia seja levada ao Congresso para debate.

Mesmo após Bolsonaro ter desautoriz­ado a proposta, Mandetta a defendeu, negando que defenda proposta de certificaç­ão nos moldes do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Concordo com o presidente, se fosse para fazer uma prova de admissão do tipo da OAB”, disse. “Mas, para garantir que a sociedade vai ter profission­al legal, terá que haver uma modernizaç­ão na fórmula”, declarou.

Para ele, o próprio mercado fará exigências de certificaç­ões. “Não é algo que se faz sem discutir com Congresso”, afirmou.

 ?? FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL ?? Bolsonaro na saída da Escola de Educação Física do Exército, na Urca
FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL Bolsonaro na saída da Escola de Educação Física do Exército, na Urca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil