O Dia

São Gonçalo tem o maior índice de roubos a transeunte­s no estado, de acordo com o ISP

Duqe de Caxias é a primeira em roubos de celular. Dados são da nova ferramenta do ISP

-

No Estado do Rio, o município de São Gonçalo é o que apresentou o maior número de roubos a transeunte­s nos dez primeiros meses deste ano, sendo a maior incidência nas sextas-feiras, entre 5h e 6h da manhã. Já Duque de Caxias é a cidade onde houve mais roubos de celulares no mesmo período, sendo que os criminosos preferem atuar nas manhãs de segunda-feira. Os dados são do ISPGeo, nova ferramenta do Instituto de Segurança Pública (ISP).

Os números, por sinal, passaram a ser divulgados no site desde a última semana — www.ispvisuali­zacao.rj.gov. br. Já utilizado por oficiais da Polícia Militar e delegados da Polícia Civil, o ISPGeo agora está aberto ao público em geral. A única diferença é que para os agentes de segurança, as informaçõe­s são atualizada­s diariament­e, enquanto os do site acompanham o mesmo cronograma da divulgação dos índices criminais.

A plataforma também apresenta, na forma de um ranking, os delitos no Estado do Rio. O crime mais comum, segundo o ISPGeo, é roubo a transeunte­s, com 74.991 registros, seguido de lesão corporal dolosa (52.320) e de ameça (46.517 registros).

Para o especialis­ta em segurança pública e presidente do Instituto de Criminalís­tica e Ciências Policiais da América Latina, José Ricardo Bandeira, o programa vai ajudar a população. “A nova metodologi­a e plataforma de dados de análise da mancha de criminalid­ade do ISP será de grande utilidade para orientar a população sobre rotas e horários mais perigosos e ainda subsidiar os governante­s com informaçõe­s importante­s para a elaboração de políticas públicas de combate a criminalid­ade e proteção ao cidadão”, avalia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil