O Dia

Bolsonaro anuncia pelo Twitter nome do ministro da Infraestru­tura

Bolsonaro anuncia responsáve­l pela pasta da Infraestru­tura e diz que novo governo deverá ter até 20 ministério­s

-

Pelo Twitter, como sempre, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, anunciou ontem a indicação de Tarcísio Gomes de Freitas para o Ministério da Infraestru­tura. O engenheiro é um oficial da reserva, formado pelo Instituto Militar de Engenharia( I ME ). Anova pasta vai abranger os setores de transporte aéreo e terrestre e de portos.

Freitas foi diretor do Departamen­to Nacional de Infraestru­tura Transporte (DNIT) em 2011, nomeado pela ex-presidente Dilma Rousseff quando o órgão passava por uma crise em virtude de repetidas denúncias de corrupção.

No governo Temer, torno use um dos principais responsáve­is pelo programa de concessões do governo, na Secretaria de Coordenaçã­o de Projetos do Programa de Parcerias de Investimen­tos (PPI), que ainda comanda. No cargo, ele tem como tarefa acelerar processos de concessão à iniciativa privada de portos, aeroportos, ferrovias e rodovias.

<Ax000A>Freitas, 16º ministro anunciado, deverá ter papel estratégic­o no processo de privatizaç­ão de estatais, uma das bases da política do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes.

Ontem, Bolsonaro admitiu que a ideia de ter apenas 15 ministério­s, defendida na campanha, já foi abandonada. Assegurou, no entanto, que não serão mais de 20 pastas. A futura ministra da Agricultur­a, Tereza Cristina (DEM-MS), anunciou outra novidade: terá dois vice-ministros: o deputado federal Marcos Montes (PSD-MG),vice-ministro Executivo, e o presidente União Democrátic­a Ruralista (UDR), Nabhan Garcia, vice-ministro de Assuntos Fundiários. Hoje, Bolsonaro deve anunciar o ministro do Meio Ambiente.

Questionad­o sobre a articulaçã­o política do novo governo, Bolsonaro disse que “todo mundo tem que jogar a bola para frente”. A nomeação do general Santos Cruz para a Secretaria de Governo surpreende­u, já que o cargo tem como uma das tarefas negociar com parlamenta­res, o que não é do perfil do militar. Além disso, o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, vinha sendo considerad­o o responsáve­l pela área. O presidente eleito disse que a função será de ambos. “Até eu vou conversar com parlamenta­r”, amenizou.

 ?? WILSON DIAS/AGÊNCIA BRASIL ?? Freitas, futuro ministro da Infraestru­tura, com Flávio e Jair Bolsonaro
WILSON DIAS/AGÊNCIA BRASIL Freitas, futuro ministro da Infraestru­tura, com Flávio e Jair Bolsonaro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil