O Dia

Juros do rotativo chegam a 275%

-

Boa notícia para os endividado­s. No mês de outubro, a temida taxa de juros do rotativo do cartão de crédito quando o consumidor pagar valor mínimo da fatura - caiu 3,4 pontos percentuai­s em relação a setembro, chegando a 275,7% ao ano. A redução, ainda pequena, também aconteceu no caso do cheque especial. A taxa de juros caiu um ponto percentual em outubro, comparada a setembro, e está em altíssimos 300,4% ao ano.

A taxa cobrada de consumidor­es que não pagaram ou atrasaram o pagamento mínimo caiu 1,1 ponto percentual, indo para 291,1% ao ano. Para adimplente­s, o índice chegou a 253,2% ao ano. Segundo o Banco Central, o crédito rotativo tem uma das taxas mais elevadas do mercado.

Desde 2017, uma nova regra só permite o uso do rotativo por até 30 dias. Após esse período, a instituiçã­o credora deve apresentar uma alternativ­a para quitação.

Já os juros do crédito parcelado, ainda dentro de cartão de crédito, passaram de 164,5% para 166,1% ao ano.

O percentual de pessoas físicas no vermelho também apresentou queda. A inadimplên­cia caiu 0,1 ponto percentual e ficou em 4,9% em outubro. No caso das pessoas jurídicas, o indicador ficou estável em 3%.

O estoque de empréstimo­s concedidos por bancos em outubro ficou em R$ 3,165 trilhões, recuo de 0,2% no mês.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil