O Dia

Brasil deixa clima de lado

País não vai mais sediar encontro mundial sobre o tema, por decisão de Bolsonaro

-

OBrasil não será mais candidato a anfitrião da próxima cúpula mundial do clima, a COP25, que aconteceri­a em novembro de 2019. A decisão teve, segundo o próprio afirmou, participaç­ão do presidente eleito, Jair Bolsonaro.

De acordo com nota emitida ontem pelo Itamaraty, o governo brasileiro decidiu não recepciona­r a reunião da ONU sobre as mudanças climáticas mundiais, devido ao processo de transição de administra­ção do país e “tendo em vista as atuais restrições fiscais e orçamentár­ias, que deverão permanecer no futuro próximo”.

No entanto, logo após o anúncio da decisão, Bolsonaro admitiu, em coletiva, que recomendou a retirada da candidatur­a. Além do custo, o presidente eleito citou restrições aos temas que serão discutidos durante a reunião e expressou temores em relação à soberania brasileira sobre a Amazônia. “Está em jogo o Triplo A nesse acordo”, disse. “É uma grande faixa que pega dos Andes, Amazônia e Atlântico, 136 milhões de hectares, ali, então, ao longo da calha dos rios Solimões e Amazonas, e que poderá fazer com que percamos a nossa soberania nessa área”.

Bolsonaro negou que a preservaçã­o ambiental e a mudança climática não sejam prioridade da futura gestão. “Mas não pode uma política ambiental atrapalhar o desenvolvi­mento do Brasil. Hoje, a economia está quase dando certo por causa do agrone- gócio, e eles estão sufocados por questões ambientais”, declarou.

A decisão de Bolsonaro segue a mesma linha que vem sendo expressada pelo futuro chanceler brasileiro, o diplomata Ernesto Araújo, que já falou em “alarmismo climático” e tem posição avessa a discussões multilater­ais.

Na campanha, Bolsonaro disse que poderia retirar o Brasil do Acordo de Paris, de 2015, que tem como meta reduzir a emissão de gases do efeito estufa. O presidente eleito queria extinguir o ministério do Meio Ambiente, mas acabou voltando atrás.

 ?? VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL ?? Bolsonaro: ‘soberania ameaçada’
VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL Bolsonaro: ‘soberania ameaçada’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil