O Dia

G20: tensão entre Trump e Putin

-

O presidente americano Donald Trump ameaçou cancelar o encontro com o presidente russo Vladimir Putin, que estava previsto para acontecer durante a cúpula do G20, realizada em Buenos Aires, na Argentina. A decisão foi anunciada ontem, após, no fim de semana, forças navais russas terem apreendido três navios ucranianos, reabrindo uma crise diplomátic­a que teve início em 2014, desde a anexação da Crimeia ao território russo.

Em entrevista ao jornal ‘Washington Post’, Trump declarou incômodo com a postura da Russia: “Eu não gosto desta agressão. Eu não quero agressões”, insistiu. Mesmo diante da ameaça do americano, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, garantiu que o encontro acontecerá e que eles buscarão romper impasses entre os dois países.

Putin também é otimista ao falar de Trump e do possível encontro entre os dois, durante o G20. O fórum internacio­nal reúne as 20 maiores potências econômicas mundiais, todos os anos, em lugares diferentes, para discutir questões financeira­s e industriai­s.

O russo participou de um fórum financeiro em Moscou e declarou que o presidente americano tem atitudes positivas com relação a questões comerciais. Entre os assuntos que podem ser discutidos pelos dois, estão a estabilida­de estratégic­a e a saída dos Estados Unidos do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediá­rio.

Sobre a crise diplomátic­a entre a Rússia e a Ucrânia, Wladimir Putin declarou que o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, articulou a invasão ao Mar Negro para se mostrar atuante e elevar sua popularida­de no país, que passará por eleições presidenci­ais em 2019. “Foi uma provocação”, afirmou Putin.

 ?? JIM WATSON/AFP ?? Trump: chateado com Putin
JIM WATSON/AFP Trump: chateado com Putin

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil