O Dia

De volta, João Paulo já projeta o ano de 2019

Volante espera sucesso do Botafogo na próxima temporada

-

No jogo de segunda-feira todos os holofotes estavam no goleiro e ídolo Jefferson, que se despedia do Botafogo após 459 jogos. De forma bem mais discreta, a vitória por 2 a 1 sobre o Paraná, no Nilton Santos, também marcou o retorno do volante João Paulo, oito meses após grave fratura na perna direita.

Aliviado com a volta aos gramados, ele acredita em dias bem melhores em 2019: “Precisava sentir essa adrenalina de novo para não sair de férias e ficar mais trinta dias com isso na cabeça. Agora estarei com a cabeça tranquila e terei que manter uma rotina de treinos na minhas férias por ter ficado oito meses parado. Aproveitar a família, mas já pensando que 2019 pode ser um bom ano”, declarou João Paulo.

Segundo ele, a irregulari­dade marcou a atual temporada do time: “O ano se resume à palavra oscilação. Começamos com o título do Carioca, uma eliminação precoce na Copa do Brasil, o pensamento de que poderíamos ter ido mais longe na Sul-Americana e um Brasileiro com momentos bons e ruins. Deveríamos ter feito um ano mais regular. Fica a lição”.

O jogador admitiu que o grupo sentiu enorme alívio ao se livrar de vez do risco de queda à Série B. “Vivi no Santa Cruz momentos de estar na zona de rebaixamen­to, não é fácil. No momento mais crítico, demos uma resposta boa, conseguimo­s os resultados com a ajuda do torcedor.”

Para 2019, João Paulo quer ver o Botafogo brigando por conquistas: “Temos um elenco qualificad­o e acredito que vão chegar peças. Temos que pensar em títulos, defendemos uma camisa gigante.”

Em nono lugar o Campeonato Brasileiro, com 51 pontos, o Botafogo vai defender sábado, às 19h, contra o Atlético-MG, no Independên­cia, uma série invicta de seis partidas — cinco vitórias e um empate. A Liga dos Campeões conheceu mais cinco classifica­dos às oitavas de final. Atlético de Madrid, Borussia Dortmund, Barcelona, Porto e Schalke 04 carimbaram passaporte nos grupos A, B e D. Já o Paris Saint-Germain, no Grupo C, manteve as chances de avançar ao vencer por 2 a 1 o Liverpool, no Parque dos Príncipes. Com oito pontos, está na vice-liderança, um atrás do Napoli, que fez a 3 a 1 no Estrela Vermelha, e dois a mais que a equipe inglesa.

Na última rodada, dia 11 de dezembro, o PSG visitará o Estrela Vermelha, enquanto o Liverpool receberá o Napo- li. Ontem, sob risco de ser eliminado em caso de derrota, o PSG foi para cima do Liverpool e abriu o placar logo aos 13 minutos do primeiro tempo, em finalizaçã­o de Bernat.

Aos 37, Neymar ampliou. Após triangulaç­ão com Mbappé e Cavani, o camisa 10 aproveitou rebote do goleiro Alisson em chute do uruguaio e mandou a bola para a rede. O Liverpool diminuiu aos 45, em pênalti cobrado por Milner. Na segunda etapa, o time inglês foi ao ataque, mas não conseguiu ao empate. E ainda viu o PSG perder boas chances nos contra-ataques.

Jogos de ontem — Grupo A: Atlético de Madrid 2 x 0 Monaco, Borussia Dortmund 0 x 0 Brugge. Grupo B: PSV 1 x 2 Barcelona, Tottenham 1 x 0 Internazio­nale. Grupo C: PSG 2 x 1 Liverpool, Napoli 3 x 1 Estrela Vermelha. Grupo D: Lokomotiv Moscou 2 x 0 Galatasara­y, Porto 3 x 1 Schalke 04.

Após oito meses fora do time depois de uma fratura na perna direita, João Paulo jogou por 20 minutos na segunda-feira

 ?? VITOR SILVA / SS PRESS / BOTAFOGO ?? João Paulo participa de treino para o jogo de sábado contra o Atlético-MG: opção para o técnico Zé Ricardo
VITOR SILVA / SS PRESS / BOTAFOGO João Paulo participa de treino para o jogo de sábado contra o Atlético-MG: opção para o técnico Zé Ricardo
 ?? AFP ?? ‘Enlouqueci­do’, Neymar vibra após marcar o segundo gol do PSG
AFP ‘Enlouqueci­do’, Neymar vibra após marcar o segundo gol do PSG

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil