O Dia

Prisão repercute no mundo

Publicaçõe­s internacio­nais destacam a ida do governador do estado para a cadeia

-

Aprisão do governador Luiz Fernando Pezão (MDB) no início da manhã de ontem pela Polícia Federal repercutiu nos principais veículos da imprensa internacio­nal. Nos Estados Unidos, por exemplo, o site do tradiciona­l jornal The New York Times publicou uma reportagem da agência francesa Reuters em que diz que o chefe do Executivo fluminense foi preso por supostamen­te ter recebido, desde 2007, cerca de US$ 10 milhões em subornos, aumentando o número de detenções por corrupção de altos cargos políticos.

Na Inglaterra, a versão eletrônica da também tradiciona­l destacou que Luiz Fernando Pezão é o mais recente político a ser detido como parte da Operação Lava Jato. “Uma investigaç­ão de corrupção que resultou na prisão de uma longa lista de políticos e empresário­s de alto escalão”, descreveu a reportagem da publicação inglesa.

Já o jornal argentino Clarín comentou que o governador “viverá um final melancólic­o de sua administra­ção”. A publicação também relembrou o histórico político de Pezão, a sua passagem pela Secretaria de Obras na gestão do exgovernad­or Sérgio Cabral, entre 2007 e 2014, assumindo, em seguida, o governo do Estado do Rio.

A reportagem do jornal francês Le Monde destacou que Luiz Fernando Pezão teria recebido subornos de cerca de R$ 40 milhões (o equivalent­e à cerca de 9 milhões de euros) entre 2007 e 2015, conforme a Polícia Federal, que prendeu o governador.

O português Público ressaltou que Pezão “teria dado apoio político a outros membros da organizaçã­o e, por isso, teria recebido valores vultosos desviados dos cofres públicos e que foram objeto de posterior lavagem”.

 ?? REPRODUÇÃO ?? O site da BBC publicou que Pezão é o mais recente alvo da Lava Jato
REPRODUÇÃO O site da BBC publicou que Pezão é o mais recente alvo da Lava Jato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil