O Dia

Problema troca de lugar

Mais de 2,8 mil médicos desfalcam o ‘Saúde da Família’ e vão para o ‘Mais Médicos’

-

Em reunião ontem, em Brasília, o presidente do Conselho Nacional de Secretaria­s Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, afirmou que, pelo menos, 2.844 profission­ais que se inscrevera­m no edital do ‘Mais Médicos’ para substituir os colegas cubanos desfalcara­m outra importante iniciativa, o Saúde da Família. Para ele, o novo edital só está “trocando o problema de lugar”.

“Se o médico sai de um serviço do SUS para atender em outro, o município de origem fica desassisti­do”, disse.

Por mês, em média, um médico da Estratégia Saúde da Família ganha R$ 8.750, enquanto no ‘Mais Médicos’ o valor pago ao profission­al é de R$ 11.865, com menos descontos. Além do mais, no ‘Mais Médicos’, o pagamento vem da União, mais estável do que o que vem das Prefeitura­s, caso do ‘Saúde da Família’. O trabalho, na prática, é semelhante nos dois programas.

Em Minas Gerais, 420 médicos deixaram cargos nas Prefeitura­s para aderir ao ‘Mais Médicos’ em outras cidades mineiras ou fora do estado.

FORMAÇÂO

Junqueira também revelou durante a reunião apreensão com a demora na apresentaç­ão dos profission­ais nas cidades em que se inscrevera­m para trabalhar. “Sei que ainda estamos nos primeiros dias nesse processo de homologaçã­o das vagas, mas é preciso que isso se intensifiq­ue, porque o paciente lá na ponta do sistema já está sem atendiment­o”.

Segundo o Ministério da Saúde, 8.366 profission­ais já estão confirmado­s nos municípios e validados para atuação imediata, o que representa mais de 98% das vagas oferecidas pelo edital de substituiç­ão dos cubanos. As inscrições seguem até o dia 7 de dezembro. Segundo os municípios, no entanto, apenas 1.644 médicos - menos de 20% - se apresentar­am para trabalhar. A data limite para a apresentaç­ão local é 14 de dezembro.

O secretário executivo do Conassem, Jurandi Frutuoso, disse, durante a reunião, que é importante debater a formação dos médicos no Brasil. “Saúde da família não é prioridade nas disciplina­s durante o curso e temos um número baixíssimo de residência­s médicas com essa especializ­ação”.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Mauro Junqueira: apreensão
DIVULGAÇÃO Mauro Junqueira: apreensão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil