O Dia

América Latina é campeã da violência

- > Santiago, Chile

Segundo um estudo divulgado ontem pelo Banco Interameri­cano de Desenvolvi­mento (BID), realizado em parceria com o Instituto Igarapé, do Brasil, a América Latina é a região mais violenta do mundo, junto ao Caribe. Ao todo, foram registrado­s que 39% dos homicídios do planeta acontecera­m no continente latino que ainda tem uma taxa de roubo três vezes acima da média e que concentra 41 das 50 metrópolis mundialmen­te mais perigosas.

De acordo com o estudo ‘Crime e violência, obstáculos para o desenvolvi­mento das cidades da América Latina e Caribe’, as cidades de Caracas, San Pedro Sula, San Salvador e Acapulco são as mais violentas, com taxas de homicídio de 10 a 20 vezes superiores à média mundial, acima de 80 para 100 mil habitantes. (Na média, o Brasil tem 30 mortes por cem mil habitantes.) No total, 52% das mortes na América Latina são homicídios.

A análise feita pela instituiçã­o aponta que, entre 2004 e 2014, a maioria dos países latinos passou por cresciment­o econômico, diminuição de índice de pobreza e os cidadãos “estão mais saudáveis e alcançaram um maior nível de estudo”.

Apesar de todo esforço e desenvolvi­mento, não há queda nos índices de violência que são apontados pelo BID como uma ‘anomalia’ do continente. Em duas décadas, mais de 2,5 milhões de homicídios acontecera­m no continente, 75% cometidos com arma de fogo.

Segundo o estudo, se a situação não mudar, a taxa de homicídios na região, que, em 2017, era de 22 assassinat­os para cada 100 mil pessoas, subirá para 35 em 2030.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil