O Dia

Natal de todas as artes na Serra

Petrópolis, Teresópoli­s e Nova Friburgo terão festival com mais de 200 atrações

- LUIZ ALMEIDA luiz.almeida@odia.com.br

OSesc e o Senac RJ vão levar para a Região Serrana o projeto Natal É A Gente Que Faz. No total, mais de 200 atrações, com espetáculo­s teatrais, artes visuais, música, literatura e oficinas. O evento começa no próximo sábado e seguirá até 6 de janeiro de 2019. Toda a programaçã­o é gratuita ou com ingresso solidário, trocado por alimentos não perecíveis que serão doados ao programa Mesa Brasil Sesc.

A programaçã­o teatral terá mais de trinta espetáculo­s. Entre eles, a peça ‘Estrela Dalva’, o infantil ‘Belinha e sua Malinha’ e ‘Se as Coisas Fossem Mães’ — com marionetes e bonecos —, além de ‘Elizeth, A Divina’, que retrata a vida e a carreira da cantora Elizeth Cardoso.

Além de teatro, o projeto contará também com uma série de oficinas gratuitas de decoração e gastronomi­a para o Natal. De 13 e 15 de dezembro estão programada­s aulas de arranjos florais natalinos e de panetone e chocotone, entre outras.

Já a programaçã­o musical está bem recheada. Em Teresópoli­s, a música vai tomar conta da Praça Olímpica, no sábado, com o show ‘Os

filhos dos Caras’, que reúne Wilson Simoninha e Max de Castro (filhos de Wilson Simonal) e Luciana (filha de Jair Rodrigues). No domingo, no mesmo local, ‘O Grande Encontro’, com Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença.

Em Petrópolis, o Sesc Quitandinh­a receberá apresentaç­ão

da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), no sábado e no domingo, às 20h. Na Praça da Liberdade, no Centro, também no sábado, a Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí. Já no Sesc Nogueira, no mesmo dia, show do cantor Geraldo Azevedo.

Já em Nova Friburgo, no dia 14 de dezembro está pro-

gramada a apresentaç­ão da cantora Elba Ramalho. O show será na quadra do Sesc Nova Friburgo e contará com entrada solidária — ou seja, de 3 três quilos de alimentos. No dia seguinte será a vez do grupo Versátil Duo, que fará show às 19h30. Em seguida, a banda 14 Bis, às 21h.

FOLIA DE REIS

A programaçã­o do Natal É A Gente Que Faz contemplar­á também a Folia de Reis. Na Praça Dermeval Barbosa Moreira, em Nova Friburgo, vai ser palco da Folia do Divino Santo Reis, dia 15, com apresentaç­ão da Cia. Carroça de Mamulengos, inspirada nos reisados do Cariri. No dia seguinte, o espetáculo ‘É Tempo de Reisado’.

Em Teresópoli­s, de 28 de dezembro a 6 de janeiro, a Folia de Reis Estrela Marte do Oriente (Mottas) e a Folia de Reis Estrela Guia (Cruzeiro), ambas da cidade. Já em Duas Barras, a programaçã­o começa com oficinas no dia 18 de dezembro e termina com encontro de folias no dia 6 de janeiro. A programaçã­o completa pode ser conferida no www.natalsescs­enac.com.br.

“A proposta busca abarcar manifestaç­ões artísticas que vão além dos tradiciona­is símbolos natalinos, expandindo o sentido alegórico do evento, mas mantendo sua essência de comunhão, congraçame­nto e união entre os povos”, destaca Alemberg Quindins, gerente de Cultura do Sesc RJ.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo estarão em Teresópoli­s
DIVULGAÇÃO Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo estarão em Teresópoli­s
 ?? DIVULGAÇÃO ?? Peça ‘A Estrela Dalva’ faz passeio pela cultura popular brasileira
DIVULGAÇÃO Peça ‘A Estrela Dalva’ faz passeio pela cultura popular brasileira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil