O Dia

Rússia sobe o tom das ameaças

Putin promete fabricar novos modelos de mísseis caso americanos abandonem tratado nuclear

- > Moscou, Rússia

Oclima esquentou entre EUA e Rússia após a ameaça americana de retirada do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediá­rio, o INF. O presidente Vladimir Putin declarou ontem que, caso o país norte-americano saia do pacto, a Rússia vai desenvolve­r armamentos considerad­os proibidos pelo acordo.

Em um pronunciam­ento na TV russa, Putin falou sobre a situação delicada entre os dois países. Para ele, as denúncias feitas pelos Estados Unidos contra a Rússia, em reunião na sede da Otan, nada mais são que um pretexto para o rompimento do pacto. Em outubro de 2018, o presidente norte-americano Donald Trump declarou que aumentaria o arsenal americano pois a Rússia não estaria cumprindo sua parte no acordo.

O presidente russo frisou que muitos países produzem, atualmente, armas considerad­as proibidas pelo INF e que Trump estaria tentando acompanhar este avanço. “Parece que nossos parceiros americanos acreditam que a situa- ção mudou tanto que os EUA também precisam ter novos armamentos”. E completou: “Qual é nossa resposta? Simples: neste caso, faremos isso também”.

O embate entre Estados Unidos e Rússia se agravou na terça-feira, quando o secretário norte-americano Mike Pompeo levou à Otan a denúncia de que Moscou estaria desenvolve­ndo uma série de mísseis nucleares de alcance intermediá­rio, que seriam um verdadeiro risco para a Europa, violando o tratado assinado em 1987, ainda em tempos de Guerra Fria, pelos dois países.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil