O Dia

Conexão decisiva

Levantamen­to realizado por consultori­a lista redes sociais mais utilizadas por potenciais compradore­s de carro. Pesquisa também mostrou marcas com melhor interação online

-

O estudo comprova a tendência de que os potenciais compradore­s estão cada vez mais conectados com as redes sociais

FABIO BRAGA, diretor da J.D. Power Brasil

As redes sociais têm tido impacto direto no cliente, que cresce diariament­e na escolha do carro. É o que aponta um estudo inédito da consultori­a J.D. Power Brasil, divulgado na última semana, chamado de Digital Shopper Experience Study (DSE). Realizado em parceria com o portal iCarros, o levantamen­to avaliou a experiênci­a de usuários no processo de busca por informaçõe­s na internet. O Instagram foi a rede com maior influência.

De acordo com o estudo, a Hyundai foi a marca que mais satisfez os usuários nessa relação online. A segunda do ranking foi a Volkswagen. A satisfação média da indústria foi de 710 pontos numa escala máxima de 1.000 pontos. O estudo analisou a satisfação do potencial comprador na experiênci­a de busca de um automóvel examinando seis fatores: conteúdo do site da montadora, navegação, velocidade, leiaute, interação com a concession­ária e explicação do vendedor. “O estudo comprova a tendência de que os potenciais compradore­s estão cada vez mais conectados com as redes sociais, que passaram a exercer importante influência no processo de compra de um carro”, comenta Fabio Braga, diretor de operações da J.D. Power Brasil.

Para o diretor da consultori­a, o resultado é positivo. Mas poderia ser melhor. Segundo ele, as montadoras precisam estar mais atentas ao relacionam­ento com clientes nas redes sociais. “Apenas 33% dos usuários foram contatados pela empresa após navegarem em seu site ou rede social. Destes, só 23% com intenção de comprar um veículo zero quilômetro interagiu online com um vendedor”, explica Fabio.

FACEBOOK FOI MAIS USADO

Foram entrevista­dos cerca de 1,5 mil clientes. Desse universo, 53% usou o Facebook durante a jornada de busca por um automóvel, 40% o Youtube e 31% o Whatsapp. Em último lugar, o Instagram, que só foi lembrado por 17% dos entrevista­dos. Por outro lado, a rede apareceu como o canal de maior influência para os potenciais compradore­s, com 793 pontos — 19 à frente do Facebook (com 774 pontos em uma escala de até 1.000).

“A Hyundai identifico­u desde cedo a importânci­a de estar fortemente estabeleci­da nos canais digitais e liderar esse processo de mudança do comportame­nto de compra do consumidor de automóveis. Investimos de maneira consistent­e a partir do lançamento do HB20, em 2012. Isso foi ampliado com a chegada do SUV Creta, em 2017”, relembra Angel Martinez, atual diretor executivo de vendas, marketing e pós-venda da Hyundai Motor Brasil.

De acordo com o levantamen­to, os usuários preferem pesquisar sobre os veículos na web à noite, durante a semana e em casa. O estudo mostrou que 48% dos entrevista­dos realizam a busca online entre 18h e 21h. Em 91% dos casos, a pesquisa é feita de casa.

DE SEGUNDA A SEXTA

Além disso, 88% fazem a busca de segunda a sexta-feira. Durante a procura, 35% buscam as informaçõe­s sobre o modelo. Classifica­ções e comentário­s correspond­em a 32% dos acessos. Comparativ­o entre os veículos são feitos por 30% das pesquisas. Galerias de fotos correspond­em a um índice de 25%. E, com 20%, dados sobre preços de serviços de pós-venda completa a lista das cinco principais informaçõe­s.

 ??  ??
 ?? FOTOS DIVULGAÇÃO ?? A Hyundai foi a marca melhor avaliada pelo consumidor no estudo
FOTOS DIVULGAÇÃO A Hyundai foi a marca melhor avaliada pelo consumidor no estudo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil