O Dia

Deputados querem revogar prisão

-

O Ministério Público Federal rebateu pedidos de revogação da prisão preventiva de quatro deputados estaduais do Rio presos na Operação Furna da Onça, em novembro.

Para a Procurador­ia, não procedem os pedidos dos deputados Coronel Jairo (MDB), Luiz Martins (PDT) — ambos pediram ainda a conversão em prisão domiciliar alegando problemas de saúde —, Marcus Vinicius ‘Neskau’ (PTB) e Chiquinho da Mangueira (PSC). Os pedidos e o parecer do MPF serão examinados pelo desembarga­dor federal Abel Gomes, relator das ações da Lava Jato Rio no Tribunal Regional Federal da 2.ª Região (TRF-2).

Para o procurador regional da República Carlos Aguiar, “a prisão dos investigad­os mostra-se imprescind­ível, principalm­ente para preservar a ordem pública e garantir a aplicação da lei penal”. “São suspeitos de praticar atos de corrupção e lavagem de dinheiro, em detrimento dos cofres públicos”, anotou Aguiar. No parecer, o Ministério Público Federal na 2.ª Região (RJ/ES) refutou cada deputado.

A defesa de Coronel Jairo alegou que ele é idoso e teria “delicado estado de saúde”, anexando atestados médicos, mas a Procurador­ia sustenta que o parlamenta­r tem a doença há 10 anos e pode receber medicament­os na prisão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil