O Dia

Ministra, advogada e pastora

Damares Alves ficará à frente de nova pasta: Mulher, Família e Direitos Humanos

-

Aadvogada Damares Alves foi anunciada ontem como a futura ministra da nova pasta da Mulher, Família e Direitos Humanos. Em seu primeiro dia como indicada ao cargo, a ex-assessora do senador Magno Malta, preterido no ministério do amigo Bolsonaro, falou sobre diversos temas, muitas vezes demonstran­do postura menos conservado­ra que a do presidente.

Damares, pastora da Igreja Evangélica Quadrangul­ar, disse que, a partir de janeiro, mulher não receberá salário inferior ao homem. “Se depender de mim vou para a porta da empresa em que o funcionári­o homem, desenvolve­ndo papel igual da mulher, ganhe mais. Acabou isso no Brasil”.

A futura ministra se declarou contra o aborto. “Nenhuma mulher quer abortar. Queremos um Brasil sem aborto, que priorize políticas públicas de planejamen­to familiar, que nunca seja visto como um método contracept­ivo”. O ministério, segundo ela, não lidará com o aborto. “Essa pasta vai lidar com proteção de vidas, não com morte”. Para ela, a legislação vigente não deve ser alterada.

FUNAI

O Gabinete de Transição finalmente decidiu que a Fundação Nacional do Índio (Funai) vai ficar subordinad­a ao ministério que será comandado por Damares, saindo da pasta da Justiça. Falando sobre demarcação de terras indígenas, ela disse que “vamos ter que conversar muito sobre isto”. O presidente eleito, Jair Bolsonaro, já manifestou a intenção de não homologar novos território­s indígenas no país. “Eu, particular­mente, questiono algumas áreas indígenas”, disse.

Damares afirmou que o ministério enfrentará a violência contra minorias LGBT. “Se precisar estarei nas ruas com as travestis, na porta das escolas com crianças discrimina­das por orientação sexual”.

O gabinete de Bolsonaro tem 21 ministros anunciados, faltando definir apenas o nome para o Meio Ambiente.

 ?? VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL ?? Onyx Lorenzoni anuncia a escolhida para a pasta que terá também a Funai
VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL Onyx Lorenzoni anuncia a escolhida para a pasta que terá também a Funai

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil