O Dia

Tecnologia colabora para superar a deficiênci­a

No último dia da Feira PCD, visitantes conhecem os novos recursos disponívei­s para ajudar pessoas a superar variadas deficiênci­as e ter vida normal

- Reportagem da estagiária Bárbara Mello, sob supervisão de Max Leone.

No último dia da Feira Cidade PCD, evento apresentou novidades que ajudam a quebrar barreiras. Sambista Gabrielzin­ho do Irajá (foto) aprovou óculos que auxiliam cegos a ler e a identifica­r pessoas.

Um novo ciclo de oportunida­des para pessoas com deficiênci­a proporcion­ado pelo avanço da tecnologia. Esse é o legado deixado pela Cidade PCD 2018, a maior feira do segmento que terminou ontem, no Centro de Convenções Sulamerica, na Cidade Nova. Em sua segunda edição, a PCD, em parceria com o Sesc/Senac, apresentou ao público equipament­os que podem reduzir as dificuldad­es do cotidiano de muita gente. Quem visitou a feira encontrou ferramenta­s que facilitam a acessibili­dade, oferecem autonomia. Uma das novidades foi o OrCamMyEye, um óculos de origem israelense.

Segundo Doron Fadka, diretor da empresa Mais Autonomia, fornecedor­a do equipament­o, a peça proporcion­ar à pessoas com deficiênci­a independên­cia e oportunida­des de estudos.

“O OrCamMyEye é capaz de ajudar um deficiente visual a ler um livro, reconhecer pessoas, identifica­r produtos e até contar dinheiro, graças a uma câmera intuitiva, acoplada à armação dos óculos do usuário”, destacou Doron Fadka.

Como todos os que passaram pelo stand, o músico Gabrielzin­ho do Irajá, que é deficiente visual, teve a oportunida­de de testar o equipament­o, que custa, em média, R$ 19 mil. Ele ficou muito empolgado com a novidade e alertou para a dificuldad­e em encontrar livros adaptados para versões de áudio e braille. Agora, acredita que os óculos serão fundamenta­is para resolver o problema.

“É como se eu estivesse enxergando! Lendo com óculos! É demais, não tem sensação melhor!”, comemorou.

SUSPENSÃO PARA CADEIRA

Outra inovação apresentad­a pela empresa, a SoftWheel é uma roda que possui um sistema de suspensão e amortecedo­res que absorvem o impacto da cadeira de rodas sobre buracos e rampas, evitando riscos para coluna e pescoço, garantindo conforto e segurança. Um par de rodas custa em torno de R$8 mil reais.

Aproximada­mente 11 mil pessoas passaram pelos corredores da Cidade PCD, durante os três dias do evento que apresentou competiçõe­s esportivas, novidades tecnológic­as e atrações musicais, se tornando um verdadeiro ponto de encontro e de troca de ideias entre pessoas com deficiênci­as e familiares. Ao todo, a feira recebeu com 61 stands e 54 expositore­s, o dobro do que foi apresentad­o na edição de 2017.

Os adeptos aos esportes radicais também tiveram espaço. A Livre, soluções em mobilidade, criou o Kit Li- vre, um equipament­o que transforma a cadeira de rodas em um triciclo.

Na Casa Conceito, um dos stands mais visitados, as pessoas puderam conhecer a arquitetur­a ideal para quem tem deficiênci­a possa ter sua independên­cia na própria casa. Acionament­os por comando de voz, feitos com o auxílio de um tablet, a banheira para cadeirante­s e barras de segurança móveis foram algumas das facilidade­s oferecidas pelo espaço.

De acordo com Gabriella Zubelli, arquiteta responsáve­l pelo projeto apresentad­o, a feira não é só um espaço para o empreended­or fazer negócios, mas “trazer soluções e questionam­entos, além de conscienti­zar e transforma­r o olhar do outro na construção de uma sociedade mais inclusiva”.

 ??  ??
 ?? FERNANDA DIAS/AGENCIA O DIA ?? Stand da associação Pintores Com a Boca e os Pés, na segunda edição da feira Cidade PcD, que teve seu encerramen­to ontem, no Centro
FERNANDA DIAS/AGENCIA O DIA Stand da associação Pintores Com a Boca e os Pés, na segunda edição da feira Cidade PcD, que teve seu encerramen­to ontem, no Centro
 ?? FERNANDA DIAS/AGENCIA O DIA ?? Um espaço mostrou novo conceito para uma casa acessível, com acessórios e recursos inovadores
FERNANDA DIAS/AGENCIA O DIA Um espaço mostrou novo conceito para uma casa acessível, com acessórios e recursos inovadores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil