O Dia

CONTRA OPERAÇÕES BÉLICAS

COM A PALAVRA MARCIO BARANDIER PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIREITO PENAL DO IAB

-

N O fim do enfrentame­nto bélico contra o comércio varejista de drogas é uma das dez propostas que o Instituto dos Advogados Brasileiro­s defende na Comissão de Atualizaçã­o da Lei de Drogas, presidida pelo ministro Marcelo Navarro, do Superior Tribunal de Justiça. Em junho, a comissão de juristas foi criada pela Câmara dos Deputados para elaborar anteprojet­o para atualizar a Lei de Drogas e o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas.

N Quais os pontos que o Instituto defende?

L São dez. Os principais são o fim do enfrentame­nto bélico, menos proibições do uso de drogas e mais apoio aos dependente­s.

N Mas os traficante­s são muito bem armados.

L Não tem solução mágica a curto prazo. A política de enfrentame­nto bélico só resulta de quantidade de mortes inaceitáve­l para moradores e policiais. Não afeta a demanda e nem a oferta. Na década de 80, Medellín (Colômbia)

era pior do que o Rio.

N E o que a cidade fez?

L Investiu em educação e em empregos formais. Hoje é cidade modelo.

N Mas e em política criminal?

L Sufocou financeira­mente o tráfico de drogas. O apoio ao dependente reduz o comércio. É preciso retirar a cannabis (mais conhecida como maconha) da lista de substância­s proibidas pela Anvisa, devendo ser regulament­ada sua produção, comércio e consumo.

 ?? DIVULGAÇÃO/IAB ??
DIVULGAÇÃO/IAB

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil