O Dia

‘Tratamento desumano’

China acusa Canadá de não prestar assistênci­a à saúde de executiva presa

-

Ogoverno chinês denunciou que a executiva da Huawei, Meng Wanzhou, tem recebido “tratamento desumano” durante sua detenção, no Canadá. A chinesa, de 46 anos, declarou sob juramento que sofre de hipertensã­o grave e que desde o dia 1º, quando foi presa, precisou ser levada diversas vezes em um hospital.

O porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Lu Kang, declarou que Meng tem sido mantida em cárcere de forma “desumana e que viola seus direitos”. Segundo o jornal chinês ‘Global Times’, “o centro de detenção canadense não oferece a ela os cuidados de saúde necessário­s”.

Na sexta-feira, Meng entregou ao Juizado do Canadá uma declaração de 55 páginas, solicitand­o sua liberdade, em vista da necessidad­e de tratamento médico. “Continuo sem me sentir bem e temo que minha saúde se deteriore durante minha detenção”, pediu a executiva que, em 2011, sobreviveu a um câncer na tireoide.

A procurador­ia canadense negou o pediu de liberdade da executiva, com receio que ela viaje para China, fugindo do pedido de extradição para os Estados Unidos. O país norte-americano fez o pedido após levantar suspeitas de fraudes a instituiçõ­es financeira­s e violação de sanções impostas ao Irã. Caso seja acusada, Meng Wanzhou pode pegar até 30 anos de prisão.

BRIGA COMERCIAL

Enquanto isso, um tribunal chinês proibiu a venda e importação de alguns modelos do Iphone, da Apple, a segunda maior concorrent­e da Huawei. A decisão foi tomada após a fabricante de chips americana Qualcomm afirmar que a Apple violou as patentes da empresa.

A disputa judicial entre Qualcomm e Apple na China é antiga. Desde o início do ano, a fornecedor­a de chips acusa a fabricante do IPhone de ter roubado informaçõe­s secretas e repassado à sua concorrent­e, Intel.

 ??  ?? Meng: liberdade negada
Meng: liberdade negada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil