O Dia

Pés de Marta na Calçada da Fama do Maracanã

Craque é a primeira mulher a receber a homenagem no maior palco do futebol

-

Eleita pela Fifa a melhor jogadora do mundo pela sexta vez na carreira, Marta foi homenagead­a ontem, aos 32 anos, no Maracanã, e se tornou a primeira mulher a deixar a marca dos pés na Calçada da Fama do estádio.

“É mais uma cerejinha no bolo. Muito feliz por esse reconhecim­ento, não só meu, mas de todas as meninas e do futebol feminino. Em toda homenagem, a gente fica emocionada, porque é mais um passo à frente. É um incentivo para as mulheres continuare­m lutando por espaço em todas as áreas. Fico muito feliz por ser no meu país, considerad­o o país do futebol”, festejou Marta.

A Rainha também deixou uma mensagem no Livro de Ouro do Maracanã. Num espaço exclusivo, o molde dos pés de Marta fará parte do tour no estádio. A jogadora voltou a pedir mais apoio ao esporte no país: “Não só ao futebol feminino, mas ao esporte em geral. Outros atletas talentosos também passam por muitas dificuldad­es. Então, só peço em nome do esporte brasileiro que haja mais políticas de incentivo, principalm­ente nas escolas”.

Em setembro, Marta faturou o troféu de melhor jogadora do mundo da Fifa pela sexta vez, num evento de gala em Londres, superando a norueguesa Ada Hegerberg e a alemã Dzsenifer Marozsan.

RECORDISTA NO MUNDO

A alagoana, que já havia vencido em 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010, tornou-se a maior vencedora entre todos os atletas no prêmio individual da entidade — Cristiano Ronaldo e Messi têm cinco prêmios cada um.

Pelo Orlando Pride, dos EUA, Marta foi vice-artilheira da NWSL na temporada de 2017, com 13 gols, e líder em assistênci­as, com nove. Ela também foi fundamenta­l para conduzir o Pride aos playoffs, chegando às semifinais. Em abril deste ano, conquistou a Copa América com a seleção brasileira, garantindo a vaga para a Copa da França, em 2019, e para a Olimpíada de Tóquio, em 2020.

Com seis troféus, Marta é a maior vencedora entre todos os atletas no prêmio individual da Fifa — CR7 e Messi têm cinco cada um

 ?? STAFF IMAGES/DIVULGAÇÃO ?? Marta exibe o molde com seus pés para a Calçada da Fama: pedido de apoio ao esporte brasileiro
STAFF IMAGES/DIVULGAÇÃO Marta exibe o molde com seus pés para a Calçada da Fama: pedido de apoio ao esporte brasileiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil