O Dia

Trump enfrenta mulheres

Deputadas celebraram voto feminino e cresciment­o no mercado de trabalho

-

Em uma tentativa de conciliar democratas e republican­os, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abordou, no discurso de Estado da União, assuntos muito questionad­os pelo Congresso norte-americano, como a construção do muro na fronteira com o México, o possível conluio com Moscou durante a campanha presidenci­al, o crescente número de mulheres no mercado de trabalho e a proibição do aborto.

O líder norte-americano levantou o tema do aborto no final da gestação, defendendo que as crianças nesta fase, já sentem dor: “Vamos trabalhar juntos para criar uma cultura que preza vidas inocentes. Vamos reafirmar uma verdade fundamenta­l: todas as crianças, nascidas e não nascidas, são feitas à imagem sagrada de Deus”, disse.

Durante a sessão conjunta do Congresso, em discurso de 82 minutos, Trump declarou que a construção do muro é uma maneira intensiva de conter a imigração ilegal e o tráfico de drogas, que considera “uma crise nacional urgente”, e pediu aos congressis­tas que encerrasse­m a decisão até 15 de fevereiro.

Trump disse que as tentativas da oposição democrata de realizar “ridículas investigaç­ões partidária­s”, podem prejudicar a economia.

Diante de um grupo de congressis­tas democratas, inclusive a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, vestidas com terninhos na cor branca em celebração aos 100 anos da conquista do direito ao voto feminino, o presidente falou sobre as mulheres na força de trabalho. Porém, durante o discurso, em diversos momentos, a deputada Alexandria Ocasio-Cortez, fez caras e bocas, reprovando as palavras de Trump.

 ?? REUTERS ?? Congressis­tas democratas protestam de branco em encontro
REUTERS Congressis­tas democratas protestam de branco em encontro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil