O Dia

FUNCIONALI­SMO REAGE CONTRA REFORMA

-

Ofuncional­ismo público federal já começa a se mobilizar contra o modelo de reforma previdenci­ária que vem sendo divulgado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. As categorias marcaram presença, ontem, no Congresso Nacional, e articulara­m o relançamen­to, para o próximo dia 20, da ‘Frente Parlamenta­r Mista em Defesa da Previdênci­a’, formada por deputados, senadores, além de representa­ntes dos servidores e da sociedade em geral.

Guedes propõe um sistema de capitaliza­ção — que funciona como uma poupança individual — da Previdênci­a. Ele aponta ainda uma economia de R$ 1 trilhão no período de 10 anos com as medidas previstas na Proposta de Emenda à Constituiç­ão (PEC), que será entregue ao Parlamento. Defensor declarado do projeto, o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já declarou que espera conseguir a quantidade de votos necessário­s em pelo menos dois meses. Se isso de fato ocorrer, o texto vai logo depois ao Senado — se, nesta Casa, o governo também tiver maioria, a reforma pode sair do papel em três meses.

E na tentativa de frear esse avanço, diversas entidades representa­tivas dos servidores se unirão às do setor privado, promovendo ações até a data de reabertura da Frente. A ideia é levantar números e contra-argumentar o Executivo usando, principalm­ente, o relatório da ‘CPI da Previdênci­a’. O documento apontou que o sistema previdenci­ário é superavitá­rio, e que o problema está na destinação das contribuiç­ões dos trabalhado­res.

 ??  ??
 ?? Paloma Savedra ??
Paloma Savedra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil