O Dia

Na CaNETada

- LEANDRO MAZZINI

TNos primeiros 30 dias de governo, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou mais decretos que os antecessor­es (Michel Temer, Dilma Rousseff e Lula da Silva) no mesmo período. Os decretos entram em vigor imediatame­nte, sem precisar passar pelo crivo do Congresso. Foram 36 editados por Bolsonaro (no primeiro mês), contra 13 de Temer, 7 e 11 de Dilma (primeiro e segundo mandato, respectiva­mente) e 11 e 19 de Lula (primeiro e segundo mandato, respectiva­mente), conforme levantamen­to feito pela Coluna no site da subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil.

Era Collor

Fernando Collor de Mello foi o presidente que mais editou decretos em um mês de governo (115). Um dos decretos de Bolsonaro foi sobre a posse de arma de fogo.

Fim da saidinha

A Coluna antecipou que Bolsonaro extinguiri­a a ‘saidinha’ do detento em feriados. Seria por decreto, mas o ministro Sérgio Moro o convenceu de que será melhor por lei.

Turismo político

Pergunta que não cala entre gabinetes de partidos governista­s: quem vai presidir a Embratur? A briga de padrinhos está ‘uma viagem’.

Sobrou pro Piauí

A disputa entre o deputado federal Júlio César (PSD) e o ex-deputado Heráclito Fortes (DEM) por espaço no governo federal já tem um saldo negativo

para o Piauí. A ministra da Agricultur­a, Tereza Cristina, havia marcado visita à região dos cerrados piauienses, mas por ser área de influência de Júlio César, Heráclito conseguiu desviar a rota do avião ministeria­l para o litoral, onde tem mais votos.

Só no ar

Isolados no sul do Estado, os produtores de soja – a maioria gaúchos e paranaense­s – ficarão a ver o avião da frota presidenci­al passando no céu azul do próximo dia 13.

Cultivo

Abatida nas eleições de outubro, a Frente Parlamenta­r Agropecuár­ia intensific­ou nos últimos dias o assédio aos novos deputados e senadores para recompor a bancada tida como mais influente do Congresso. A frente tinha 245 integrante­s na última Legislatur­a e a agora conta com 118.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil