O Dia

Maia defende municípios e estados na reforma

Presidente da Câmara admite levar ao plenário temas de interesse de governador­es para ter maior apoio

- Paloma Savedra

Opresident­e da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ) vem declarando apoio à Reforma da Previdênci­a e já admite colocar em votação projetos de interesses de governador­es para que os mesmos mobilizem suas bancadas no Parlamento a favor do texto que será enviado pelo governo Bolsonaro. Questionad­o pela Coluna, Maia disse ainda não saber como virá a Proposta de Emenda à Constituiç­ão (PEC). Porém, ele defende abertament­e a ideia de garantir uma reforma também a estados e municípios.

Ao prever a mudança nas regras previdenci­árias para outros entes — e não apenas à União —, a PEC faz com que governos municipais e estaduais automatica­mente reeditem legislaçõe­s de seus regimes próprios.

Conforme a Coluna informou em edição de 23 de janeiro, a equipe econômica que estava elaborando a reforma estudava essa medida, que, na prática, é uma estratégia para evitar possíveis dificuldad­es que prefeitos e governador­es tenham ao enviar propostas a suas respectiva­s casas legislativ­as.

Um exemplo é o Município do Rio de Janeiro. Em 2003, a União publicou emenda à Constituiç­ão que não foi seguida pela prefeitura. À época, o então prefeito Cesar Maia decidiu não aplicar a alíquota de contribuiç­ão sobre os proventos de aposentado­s e pensionist­as, com o argumento de o regime do município era autônomo e tinha condições de bancar os pagamentos.

Depois, em 2018, o município, na gestão do prefeito Marcelo Crivella, decidiu taxar em 11% os inativos e pensionist­as que ganham acima do teto do INSS (estava em R$ 5.545,80). O governo alegou a necessidad­e de se cumprir a Constituiç­ão e de reforçar o caixa previdenci­ário.

‘MOEDA DE TROCA’

Além do apoio para que estados e municípios estejam na PEC de Bolsonaro, Maia afirmou ontem, em entrevista à ‘GloboNews’, que pode levar ao plenário a discussão sobre a Lei Kandir. Ele disse isso após encontro com o governador de São Paulo João Dória. O presidente da Câmara também contou que se reunirá nos próximos dias com mais governador­es.

O trabalho, agora, será para que o chefe dos Executivos estaduais mobilizem suas bancadas e garantam apoio para a reforma.

 ?? J. BATISTA / ACERVO CâMARA DOS DEPUTADOS ?? Maia e o governador de São Paulo, Rodrigo Maia, se reuniram para debater a Reforma da Previdênci­a
J. BATISTA / ACERVO CâMARA DOS DEPUTADOS Maia e o governador de São Paulo, Rodrigo Maia, se reuniram para debater a Reforma da Previdênci­a
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil