O Dia

RIO DE OLHO NO CÉU

VEJA OS NÚMEROS DE EMERGÊNCIA EM CASO DE TEMPORAL E SAIBA AS PRECAUÇÕES A TOMAR

-

Uma semana depois da cidade do Rio ter vivido um temporal que deixou sete pessoas mortas, para a nova previsão de chuva forte a partir de hoje, com rajadas de vento a 80 km/h e raios, a prefeitura montou esquema de prevenção que estabelece desde a interdição de vias, como a Grajaú- Jacarepagu­á, até a suspensão das aulas nas redes municipal e estadual. Outros municípios, como Nova Iguaçu, também emitiram alertas e cancelaram serviços. Empresas privadas liberaram funcionári­os para trabalho em casa.

Na noite de ontem, algumas regiões da Costa Verde, como Angra dos Reis, registrara­m chuva forte. Na cidade do Rio, a chuva foi em pontos isolados.

Para atender a população, 87 escolas municipais do Rio servirão de abrigo caso haja necessidad­e. Os endereços podem ser consultado­s na Central de Atendiment­o da prefeitura, no 1746. Além da Grajaú-Jacarepagu­á, o Alto da Boa Vista pode ser interditad­o caso tenha bolsões d’água. A Avenida Niemeyer, que está fechada desde a chuva de quarta-feira passada, permanecer­á bloqueada. A Linha Amarela, outra via importante e que sofre com alagamento­s, preparou um esquema especial que conta com bombas para desentupim­ento de ralos e ambulância­s.

No Vidigal, uma das comunidade­s mais castigadas pelo último temporal, cerca de 30 famílias ainda estão desabrigad­as, alojadas em casas de parentes. A Comlurb esteve lá ontem e em outros pontos da cidade, como a Rocinha, para remoção de lixo e manutenção.

Segundo estimativa do Centro de Operações do Rio (COR), a frente fria que chegou ao estado na madrugada de hoje trará 80 mm de chuva na média acumulada, enquanto o temporal da última quarta contabiliz­ou 58 mm. “Mas a chuva de hoje será extensa e espaçada, então não devemos ter o mesmo grau de estrago”, explicou Thiago Sousa, meteorolog­ista do Instituto Nacional de Meteorolog­ia (Inmet).

Em Niterói e Nova Iguaçu, as prefeitura­s também suspendera­m as aulas nas escolas da rede municipal. Em São Gonçalo, a Defesa Civil está monitorand­o as áreas que oferecem risco de deslizamen­to e alagamento. Os municípios de Duque de Caxias, Belford Roxo e Nilópolis mobilizara­m equipes das secretaria­s de Defesa Ci- vil, Obras, Serviços Públicos, Assistênci­a Social para atuarem com rapidez em caso de temporal.

Já pela manhã, por volta das 10h, o litoral fluminense estará em alerta de ressaca, com ondas de até 3 metros. A recomendaç­ão é para que banhistas evitem mergulhos e práticas esportivas no mar.

Segundo a Fecomércio, o temporal da semana passada amargou prejuízo de 65%, o equivalent­e a cerca de R$ 76,6 milhões.

De olho na previsão alarmante do tempo, algumas empresas autorizara­m seus funcionári­os para trabalhar de casa. “Achei bacana a empresa ter consciênci­a e nos permitir trabalhar de casa num dia como esses. É mais seguro para os funcionári­os”, elogiou Fernanda Lopes, de 24 anos, moradora da Urca.

Para quem vai ao trabalho, resta contar com a paciência e com a sorte. “Saio diariament­e às 5h em direção à Ilha do Governador. Em dias de fortes chuvas, o maior problema acaba sendo o retorno para casa. Com o trânsito pesado na Avenida Brasil, pego até 3h de engarrafam­ento. Fora o risco de acontecer um desastre na rua. Não tenho como deixar de trabalhar”, lamentou Igor Ferreira, 22, que é militar.

O governo precisa fazer o seu papel e as pessoas precisam colaborar para manter a cidade. Não dá mais pra ter gente jogando lixo na rua KAROLINE FARIAS, 22, Padre Miguel

 ??  ?? Cariocas começam o dia sob expectativ­a quanto ao aviso dos meteorolog­istas sobre fortes chuvas para hoje. Karoline Farias lamenta que o lixo nas ruas agrave o problema das enchentes e Igor Ferreira se preocupa com a volta para casa quando há temporal.
Cariocas começam o dia sob expectativ­a quanto ao aviso dos meteorolog­istas sobre fortes chuvas para hoje. Karoline Farias lamenta que o lixo nas ruas agrave o problema das enchentes e Igor Ferreira se preocupa com a volta para casa quando há temporal.
 ?? MARCIO MERCANTE / AGÊNCIA O DIA DIVULGAçãO ?? Cariocas tentam se preparar, desde ontem à tarde, para o temporal anunciado para hoje. Há 194 pontos de apoio identifica­dos para a população
MARCIO MERCANTE / AGÊNCIA O DIA DIVULGAçãO Cariocas tentam se preparar, desde ontem à tarde, para o temporal anunciado para hoje. Há 194 pontos de apoio identifica­dos para a população
 ??  ?? Funcionári­os da Comlurb limparam canteiros da Estrada do Joá
Funcionári­os da Comlurb limparam canteiros da Estrada do Joá

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil