O Dia

Prisão por agredir secretário

Fundador da Associação de Guardadore­s de Veículos pegou quatro anos de cadeia

- ADRIANA CRUZ adrianacru­z@odia.com.br

AJustiça condenou a quatro anos de prisão o fundador da Associação dos Guardadore­s Autônomos de Veículos São Miguel, Eduardo Fauzi Richard Cerquise, que desferiu um soco na cara do então secretário de Ordem Pública do Rio, Alex Costa, em 2013. A agressão foi em uma operação de fechamento de estacionam­ento irregular. O golpe aconteceu durante uma coletiva de imprensa. Mas a punição ocorreu porque Fauzi declarou: “seu verme, se você não der um jeito de acabar com todos esses processos que estão na polícia, eu vou te dar porrada até você não aguentar mais”. O que caracteriz­ou, segundo a decisão do juiz da 32ª Vara Criminal, Guilherme Schilling Pollo Duarte, coação no curso do processo.

“Vou recorrer da decisão. O juiz deu a pena máxima porque os crimes de ameaça, lesão corporal e desacato prescrever­am (quando o estado perde o prazo de punição). Meu cliente é réu primário”, afirmou Pablo Andrade, advogado de Fauzi. O magistrado permitiu, no entanto, que o condenado possa responder ao processo em liberdade até o trânsito em julgado, quando não há mais recursos judiciais. “Todos esses aspectos denotam que o crime de coação no curso do processo advém de uma completa ausência de limites, razão pela qual fixo a pena-base em seu limite máximo”, afirmou Duarte em um dos trechos da sentença.

No processo, foram ouvidos 14 testemunha­s. Entre os relatos um dá conta de que, apesar de explorar um estacionam­ento na Avenida Venezuela, não havia pagamento de IPTU; alvará de funcioname­nto e repassava a quantia de R$100 à Associação dos Guardadore­s Autônomos São Miguel.

Em depoimento à Justiça, Fauzi confirmou que desferiu um tapa no rosto da vítima sob a alegação de ter sido xingado e recebido provocaçõe­s por parte de Costa. Ele teve dois embates com o secretário. O primeiro no 5 de novembro quando partiu para a agressão. No segundo, no dia seguinte, em outra inspeção de estacionam­ento na Rua Sacadura Cabral, ele enfatizou: “Se depender de mim, vai apanhar de novo”. O juiz também fixou no mínimo de R$ 10 mil eventual pedido indenizaçã­o de dano moral que pode ser pedido por Alex Costa em outra ação judicial.

O ex-secretário descartou a hipótese de explorar o caso financeira­mente. “Fui pego de surpresa, de forma covarde. Parabenizo a Justiça. As pessoas têm que responder pelo que praticam”, avaliou. Costa comentou o fato de três crimes terem prescritos no tempo que levou o processo. “O Poder Judiciário funcionou, por mais tarde que tenha sido a decisão, e mesmo que ele ainda possa responder o caso em liberdade”.

 ?? ARQUIVO O DIA ?? Alex levou soco e chegou a se abaixar devido à dor e ao susto
ARQUIVO O DIA Alex levou soco e chegou a se abaixar devido à dor e ao susto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil