O Dia

Trump ganha um murinho

Acordo com Congresso prevê verba para 90 quilômetro­s. Presidente não fica satisfeito

-

Democratas e republican­os anunciaram ontem um acordo de princípio para fornecer fundos para a construção de uma barreira em trechos da fronteira com o México e evitar uma nova paralisaçã­o parcial do governo. A decisão não agradou ao presidente Donald Trump.

“Não posso dizer que estou feliz, não posso dizer que estou emocionado”, declarou Trump, durante uma reunião de gabinete na Casa Branca. Ele, porém, indicou que pode complement­ar a oferta do Congresso com outros fundos e, assim, encerrar a disputa. “O muro será construído de qualquer forma”, afirmou, concluindo: “quando acrescenta­r o que tiver que acrescenta­r”.

O acordo, firmado no fim da noite de segunda-feira, prevê o orçamento de US$ 1,3 bilhão para a construção de cerca de 90 quilômetro­s de novas barreiras na fronteira, o que foge do projeto inicial, apresentad­o pela Casa Branca, porém, esta decisão ainda será votada pelo Congresso, antes de ser aprovada pela presidênci­a.

Desde novembro do ano passado, Donald Trump exige a liberação de cerca de US$ 5 bilhões para a construção de um muro de até 1,6 mil quilômetro­s.

Foram 35 dias de impasse orçamentár­io, um recorde na história dos EUA. No final de janeiro, Trump assinou uma lei para pagar os salários de cerca de 800 mil funcionári­os federais, afetados pelo problema, porém o prazo para a trégua acaba no próximo dia 15.

Trump defende o muro como medida de combate à imigração ilegal da América do Sul, uma promessa feita por ele, durante a campanha presidenci­al, em 2016. Os democratas se opõem à proposta.

 ?? AFP ?? Trump: “muro será construído”
AFP Trump: “muro será construído”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil