O Dia

Tijuca vai ganhar área de lazer inspirada na China

Associação cultural do país asiático assumirá a manutenção das duas praças

-

ATijuca vai ganhar uma pequena mostra do maior país da Ásia. A prefeitura anunciou a construção de um Parque Chinês, que vai revitaliza­r uma área de 5.430m² na Rua Gonçalves Crespo. O lançamento da pedra funamental foi ontem. Serão duas praças que devem se tornar uma atração turística da cidade. A obra, sem custo para a Prefeitura, será de responsabi­lidade da Associação Cultural Chinesa do Rio de Janeiro, que tem sede na mesma localidade.

“A China tem muita identidade com o Brasil. É com a paz que a China conquistou o mundo, e é com a paz que o Brasil vai conquistar o mundo. Quero prestar minhas homenagens à China. A cultura da China é a cultura do otimismo. E o espaço que haverá aqui vai celebrar a cultura chinesa, a cultura brasileira e a união entre os dois povos”, disse o prefeito Marcelo Crivella.

Depois da conclusão da obra, prevista para novembro de 2019, a Associação Cultural Chinesa vai adotar a área, por meio do programa Adote.Rio, assumindo a manutenção do espaço.

“Já estou aqui no Brasil há 60 e poucos anos, é a minha segunda pátria, e tenho muito a agradecer ao Brasil, por acolher o povo chinês. Brasil é o melhor país para viver. E a China é só amizade com o Brasil”, discursou o idealizado­r do projeto, Chi Fu Jen, integrante da Associação Cultural Chinesa do Rio de Janeiro.

O Parque Chinês contará com um pórtico um e pagode, que é uma torre com múltiplas beiradas, típica da arquitetur­a chinesa. O piso da área de convivênci­a terá desenho semelhante aos das praças chinesas. A área do entorno terá nova pavimentaç­ão, baias de estacionam­ento, iluminação pública, sinalizaçã­o horizontal e vertical, realimento de meiofio, revisão de drenagem e implantaçã­o de novas áreas verdes, com plantio de árvores e jardinagem.

A cidade do Rio já conta com um outro monumento em homenagem ao país asiático, a Vista Chinesa, mirante localizado no Alto da Boa Vista, na Floresta da Tijuca, que foi construído no início do século XX. Estima-se que, atualmente, existam 200 mil chineses morando no Brasil.

 ?? REPRODUçãO / PREFEITURA DO RIO ?? Desenho de como ficará a área de lazer na Tijuca, que terá pórtico e piso semelhante­s aos vistos na China
REPRODUçãO / PREFEITURA DO RIO Desenho de como ficará a área de lazer na Tijuca, que terá pórtico e piso semelhante­s aos vistos na China
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil