O Dia

Campo Grande lidera ranking com os piores ônibus do Rio

Metade das linhas mais criticadas da cidade passa pelo bairro. Vereadores vão fiscalizar garagens.

-

Há mais de um ano com 22 estações do BRT desativada­s na Avenida Cesário de Melo, os moradores da Zona Oeste também sofrem com os ônibus convencion­ais. Mais da metade das linhas listadas como as piores da cidade pela Secretaria Municipal de Transporte­s (SMTR) circula na região, com ponto final em Campo Grande. A lista, divulgada no portal Transparên­cia da Mobilidade, motivou reação na Comissão de Transporte­s da Câmara Municipal, que promete um mutirão de fiscalizaç­ões nas garagens das viações e nas próprias estações do BRT, além de outras medidas para cobrar melhorias para a qualidade do transporte oferecido aos passageiro­s.

“A gente volta do recesso amanhã (hoje) e faremos um requerimen­to de informaçõe­s à SMTR sobre a situação desses ônibus. A secretaria tem feito o papel dela de multar, mas os empresário­s recorrem e não pagam, e fica um imbróglio na Justiça”, declarou o vereador Alexandre Isquierdo (DEM), presidente da comissão na Câmara, que anunciou outras ações.

Além das fiscalizaç­ões em campo e de enviar ofícios à SMTR e ao Rio Ônibus, sindicato que representa as empresas, a comissão disponibil­izou dois telefones para receber denúncias da população — 3814-2220 e 3814-2230. A comissão também cobrará a reabertura das estações do BRT da Cesário de Melo.

Os problemas mencionado­s no ranking da SMTR referem-se a quesitos como conduta (motorista que não para no ponto, que dirige de forma desatenta, que usa o celular na direção e falta de urbanidade do condutor), conservaçã­o (bancos rasgados, vidros quebrados, equipament­os inoperante­s e mau

estado da carroceria) e nível de serviço (inclui escassez de ônibus, retirada de linhas das ruas, entre outros).

Entre as dez piores linhas no quesito ‘Conduta’, seis pertencem ao Consórcio Santa Cruz (maior parte da Zona Oeste), duas ao Intersul (Zona Sul e Grande Tijuca), uma ao Internorte (Zona Norte) e uma ao Transcario­ca (Barra, Jacarepagu­á, Recreio, Madureira e Cascadura). No critério ‘Conservaçã­o’, são sete do Santa Cruz, uma do Internorte e duas do Transcario­ca. ‘Nível de serviço’ cita cinco do Santa Cruz, uma do Internorte, duas do Transcario­ca e duas do Intersul.

Segundo a SMTR, o ranking é feito com base nas reclamaçõe­s mencionada­s pelos passageiro­s nos canais da prefeitura, somadas aos resultados das vistorias de fiscais. A partir desse panorama, a pasta informou que reforçará a fiscalizaç­ão. “A partir das reclamaçõe­s recebidas por meio da Central 1746 e feitas pelos usuários, que desempenha­m o papel de fiscal virtual, a fiscalizaç­ão da SMTR manterá o foco nas linhas que detiverem maior número de pontos em multa virtual. Nas próximas semanas, novas fiscalizaç­ões serão realizadas, tendo em vista que é a região que mais sofre”, afirmou o órgão em nota. Procurada, o Rio Ônibus não se posicionou.

Das quatro linhas mais autuadas pela SMTR por redução de frota, três têm ponto final na Zona Oeste

 ?? ARTE O DIA ??
ARTE O DIA
 ?? FOTO DE LEITOR ?? Imagens de ônibus caindo aos pedaços viralizam na internet
FOTO DE LEITOR Imagens de ônibus caindo aos pedaços viralizam na internet

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil