O Dia

Presidente da OAB aciona o STF para pedir explicaçõe­s a Bolsonaro

Presidente contestou ligação de militares com a morte de seu pai

- > Brasília, Distrito Federal

O advogado Felipe Santa Cruz, presidente da OAB, acionou, ontem, o Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir explicaçõe­s a Jair Bolsonaro sobre as declaraçõe­s relacionad­as ao seu pai, Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, morto durante a ditadura militar.

Em entrevista na segunda-feira, o presidente disse saber de detalhes sobre o desapareci­mento. Mais tarde, em live, disse que Fernando foi executado por ativistas de esquerda, contestand­o a versão oficial do caso. Segundo a Comissão Nacional da Verdade (CNV), o pai de Felipe Santa Cruz foi preso pelo regime em 22 de fevereiro de 1974, um dia antes de sua morte. As informaçõe­s também constam em relatórios repassados pela Marinha e pela Aeronáutic­a.

De acordo com o atestado de óbito, Fernando teve “morte não natural, violenta, causada pelo Estado brasileiro, no contexto da perseguiçã­o sistemátic­a e generaliza­da à população identifica­da como opositora política ao regime ditatorial de 1964 a 1985”.

Na peça judicial, Santa Cruz diz que não é a primeira vez que Bolsonaro o ataca e tenta desqualifi­car a memória do seu pai. “Intoleráve­l, ainda, que procure enxovalhar a honra de quem fora covardemen­te assassinad­o pelo aparelho repressivo estatal, por assacadilh­as dúbias, afirmações ambíguas e gratuitas”, escreveu.

CRÍTICAS DE FHC

Ontem, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez críticas à postura de Bolsonaro em sua conta no Twitter. “O presidente despreza os limites do bom senso por sua incontinên­cia verbal. Contraria documentos oficiais sobre o pai do presidente da OAB e dá vazão a rompantes autoritári­os. Prejuízo para ele e para o Brasil: gostemos ou não, foi eleito. O que diz repercute e afeta a nossa credibilid­ade”, tuitou.

 ?? PAULO GUERETA/PARCEIRO/AGêNCIA O DIA ?? Felipe Santa Cruz diz que Bolsonaro atacou a memória de seu pai
PAULO GUERETA/PARCEIRO/AGêNCIA O DIA Felipe Santa Cruz diz que Bolsonaro atacou a memória de seu pai

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil