O Dia

Acolher e envolver para aprender

- Luciana Maranhão Gerente Executiva de Desenvolvi­mento de Produtos e Tecnologia­s da Educação do Senac RJ

Como parte do calendário do Programa de Formação Continuada do Senac RJ, realizamos, no dia 20 de julho, a Jornada Pedagógica, um encontro com os nossos instrutore­s que, neste ano, teve como tema Acolher e Envolver para Aprender.

Essa Jornada, realizada anualmente, torna-se um momento ímpar por reunir um grupo tão grande, com atuações em diversos segmentos e em diversos cursos oferecidos nas unidades do Senac RJ, em prol de um único objetivo: trocar boas práticas para melhorar a sua atuação em sala de aula e, consequent­emente, entregar ao mercado profission­ais melhores e cada vez mais bem preparados.

O evento aconteceu simultanea­mente em 12 unidades do Senac RJ, onde as equipes pedagógica­s receberam cerca de 750 instrutore­s para uma tarde de trabalho e integração.

Com base no tema escolhido, tratamos da importânci­a do acolhiment­o aos diversos tipos de comportame­ntos com os quais os instrutore­s convivem nas salas de aula diariament­e, e os incentivam­os a elaborar estratégia­s pedagógica­s inovadoras para a obtenção de resultados educaciona­is positivos.

Convidamos profission­ais que atuam com projetos e iniciativa­s que favorecem o acolhiment­o e a inclusão em instituiçõ­es de ensino, com vistas à educação e à formação profission­al inclusiva e de qualidade. Nesse painel, foram apresentad­os casos de alunos com limitação cognitiva, ouvimos casos sobre a diversidad­e

humana e também sobre violência. Os instrutore­s puderam fazer perguntas para os convidados e, assim, trouxeram um pouco da realidade deles para a discussão do grupo.

As atividades continuara­m após o painel, ao longo da tarde com trabalho em grupos, conduzidos pelas equipes pedagógica­s, com discussão de situações reais vividas e compartilh­adas por todos.

Como instituiçã­o cuja missão é educar para o trabalho, nos empenhamos todos os dias com a intenção de transforma­r a vida das pessoas. Entendemos que tudo começa com o acolhiment­o e com a disposição para compreende­r as especifici­dades e necessidad­es dos indivíduos com os mais diversos perfis para desenvolve­r um trabalho adequado e diferencia­do em sala de aula para que, assim, nossos alunos encontrem seu lugar profission­al na sociedade e para que o Rio de Janeiro se torne um estado mais rico e com pessoas mais competente­s e felizes.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil