O Dia

Desemprego diminui para 12% no país

Embora queda tenha sido registrada, a desocupaçã­o ainda atinge 12,8 milhões

-

A taxa de desemprego no país caiu para 12% no trimestre encerrado em junho, de acordo com dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a (IBGE). Em comparação com o período anterior, a taxa era de 12,7%. Entretanto, a desocupaçã­o ainda atinge 12,8 milhões de pessoas. O IBGE também informou um recorde no número da população subocupada, que chega a 7,4 milhões de pessoas trabalhand­o menos de 40 horas por semana.

O número total sem ocupação representa uma redução de 4,6% (ou menos 621 mil pessoas em busca de trabalho) em relação ao primeiro trimestre do ano.

Já na comparação com o mesmo período do ano anterior, a taxa ficou estatistic­amente estável, quando o índice foi de 12,4%.

Já o número de subocupado­s teve um aumento de 8,7% em relação ao trimestre anterior, o que representa mais 587 mil pessoas que gostariam de trabalhar mais. Em janeiro, eram 6,8 milhões nessa situação.

CARTEIRA ASSINADA

Depois de cinco anos de queda ou estagnação, o número de trabalhado­res com carteira assinada no setor privado voltou a crescer, com a criação de 294 mil vagas, no segundo trimestre de 2019.

Segundo dados Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio - Contínua (Pnad Contínua), o aumento foi de 0,9% na comparação com o primeiro trimestre de 2019, chegando ao total de 33,2 milhões de pessoas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil