O Dia

LADO A LADO

Jetta GLi entrega desempenho de acelerar o coração e também bom espaço para a família. equipado com motor 2.0 tSi, o modelo sedã do Golf Gti custa r$ 144 mil

- Lucas.cardoso@odia.com.br > Continua na página 2

Dizem que a razão e a emoção não caminham lado a lado. A máxima pode valer para algumas áreas da vida, mas não funciona quando o assunto é o Jetta GLI. A versão mais apimentada do sedã médio da Volkswagen coloca por terra esse pensamento ao aliar as caracterís­ticas necessária­s para um carro familiar, como espaço interno, a potência de um esportivo.

Equipado com o motor 2.0 TSI do Golf GTI, o sedã esportivo da Volkswagen acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e tem porta-malas com capacidade de 510 litros — um dos maiores da categoria. É, não leva muito tempo para a versão do Jetta de sétima geração alcançar a terceira casa decimal no velocímetr­o. Aliás, o tempo para tal marca é tão bom que o esportivo consegue ser dois décimos mais rápido que o seu irmão Golf GTI (o hot hatch alemão só alcança a marca aos 7 segundos).

Para conhecer o desempenho do sedã que custa R$ 144.990, O DIA rodou durante uma semana, nas ruas e estradas quase sempre congestion­adas do Rio. Foram, ao todo, 390 km de pura diversão. Isso porque combinação do 2.0 TSI de 230 cv e 37,5 kgfm de torque, com o

Modelo esportivo da Volkswagen acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos

tranco algum.

O comportame­nto da transmissã­o só muda quando solicitada pelo seletor de modos de condução, que traz quatro opções (Sport, Eco, Normal e Personaliz­ado). Com destaque para a posição “S” (Sport). Nela, o câmbio atrasa as passagens de marcha para dar mais vigor ao alemão importado do México. Outro ponto alto dessa posição está no ronca mais grosso e alto do motor TSI. Dá gosto de ouvir.

Importante dizer que esse bom desempenho não cobra do consumo de combustíve­l. Equipado com a função Start-Stop, o modelo teve média de 10 km/l. Para os que se incomodam, o sistema pode ser desativado ao acionar um botão no console.

SUSPENSÃO INDEPENDEN­TE

Em relação ao restante da linha, outro detalhe mecânico importante é a suspensão do tipo independen­te na traseira. Ausência sentida no lançamento do restante da linha, lançada no início do ano. O conjunto feito por multibraço­s deixa o comportame­nto do modelo bem mais empolgante. Destaque para a estabilida­de em curvas, mesmo abusando do acelerador nas saídas, o sedã não desvia o traçado. O conforto de quem vai na segunda fileira de bancos também foi melhorado graças ao sistema mais refinado.

Por falar em conforto, levar a família ou amigos é fácil. Montado sobre a plataforma MQB — mesma de Tiguan, Polo, Virtus e Up! —, o modelo tem entre-eixos de 2,68m.

A medida garante espaço de sobra para até quatro pessoas. Até 1,80m nem joelhos encostam no banco da frente, nem cabeça raspa no teto. O assento no meio não é impraticáv­el, mas fica prejudicad­o pelo túnel central elevado que reduz o espaço para os pés do eventual quinto passageiro.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Jetta GLI é o sedã esportivo mais disposto do segmento. Câmbio DSG tem engrenagen­s banhadas a óleo
Jetta GLI é o sedã esportivo mais disposto do segmento. Câmbio DSG tem engrenagen­s banhadas a óleo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil