O Dia

TRATAMENTO COM EXTRATO DE CANNABIS PODE AJUDAR OS PETS.

- Maria Inez Magalhães

Omundo ainda vive a polêmica de liberar o canabidiol (extrato da maconha) para uso medicinal em humanos, mesmo com inúmeros casos comprovado­s cientifica­mente de que a substância ajuda no tratamento de doenças.

E o assunto chegou ao mundo animal. É que há tutores usando o canabidiol em pets. Isso tem acontecido em alguns estados dos EUA onde o uso é liberado apenas em humanos. Eles conseguem receita em seu nome, mas usam o produto nos pets.

O canabidiol é usado em dores crônicas decorrente­s de neoplasias (câncer), artrite, artrose, ansiedade e epilepsia. São vários os produtos à base da substância, entre eles, péletes (tipo ração). No

Brasil, canabidiol em tratamento em humano é regulado pela Anvisa portal.anvisa.gov.br/importacao-de-canabidiol. Em pets não é liberado.

Rogério Lobo, presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinári­os de Pequenos Animais do Rio de Janeiro (Anclivepa-RJ), explica que ainda não há comprovaçã­o científica que o produto melhora as doenças em animais, apenas relatos de tutores e veterinári­os que apontam melhora significat­iva nos problemas. Lobo alerta que machonha é tóxica para os pets devido ao seu alto nível de THC (substância psicoativa) e pode causar sérios problemas nos animais. O canabidiol tem baixo nível da substância.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil