O Dia

Ataque a tiros em mercado deixa ao menos 19 mortos nos Estados Unidos

Um grupo de atiradores abriu fogo em loja no estado do Texas. Imprensa local aponta 19 mortos

- > El Paso, Estados Unidos

Um ataque a tiros em um centro comercial na cidade americana de El Paso, no estado do Texas, deixou mortos e feridos na tarde de ontem. As autoridade­s não confirmara­m o número de vítimas fatais, mas comentaram que o atentado teria resultado em ‘várias mortes’. Segundo a rede NBC, 19 pessoas teriam sido mortas e mais de 40 ficaram feridas. Já a polícia informou, em entrevista coletiva no início da noite de ontem, que um suspeito foi detido, mas sua identidade não foi revelada. De acordo com a imprensa local, o acusado seria um homem de 21 anos.

Em comunicado no Twitter, o Departamen­to de Polícia de El Paso afirmou que o ataque foi praticado por um grupo de atiradores. Os primeiros disparos acontecera­m por volta de 13h (horário de Brasília), dentro do supermerca­do Walmart. A loja fica em um shopping localizado a cerca de 4,5 quilômetro­s da fronteira entre os

Estados Unidos e o México.

Após o ataque, a polícia local isolou a região e realizou uma varredura que se estendeu por toda a tarde e noite de ontem em busca dos atiradores. Os estabeleci­mentos comerciais da região fecharam a portas. Funcionári­o de um restaurant­e próximo ao local do atentado, Olive Garden contou ao jornal The New York Times que houve pânico na ruas e 10 pessoas procuram abrigo no estabeleci­mento.

No início da noite de ontem, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, relatou em postagem no Twitter que o ataque havia deixado ‘muitos mortos’. E colocou as forças federais de investigaç­ão a serviço das autoridade­s do Texas.

Mais cedo, o prefeito da cidade de El Paso, Dee Margo, informou à rede de TV CNN que três suspeitos haviam sido detidos. Já Olivia Zepeda, chefe de gabinete do prefeito, comentou “que várias pessoas foram mortas” no ataque, mas não soube confirmar o número de vítimas fatais ou de atiradores envolvidos no atentado.

O vice-governador do Texas, Dan Patrick, também se pronunciou. Segundo ele, o número de mortos teria sido entre 15 e 20 pessoas.

Também no início do noite de ontem, o Departamen­to de Polícia de El Paso postou alerta no Twitter convocando a população para doar sangue com urgência, para atender às “múltiplas vítimas socorridas em vários hospitais da região”.

O ataque de ontem foi o segundo atentado a tiros em uma loja da rede de supermerca­dos Walmart somente nesta semana. Na última terça-feira, duas pessoas foram mortas e um policial ficou ferido depois que um atirador abriu fogo dentro de uma unidade do Walmart na cidade de Southaven, no Mississipi. Segundo a polícia, o atirador era funcionári­o do supermerca­do.

 ?? AFP ?? Forças policiais isolaram a região e fizeram uma varredura em busca dos atiradores. Um suspeito, que não teve identidade revelada, foi preso
AFP Forças policiais isolaram a região e fizeram uma varredura em busca dos atiradores. Um suspeito, que não teve identidade revelada, foi preso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil