O Dia

Os piores no ranking do saneamento

-

O Instituto Trata Brasil preparou outro estudo em que avaliou as 100 maiores cidades do país. Desse ranking, quatro municípios da Baixada estão entre os piores na qualidade dos serviços de água e esgoto: Nova Iguaçu (82º), São João de Meriti (89º), Duque de Caxias (91º) e Belford Roxo (95º). Niterói, na Região Metropolit­ana do Rio, foi a única cidade do estado entre as 10 mais bem posicionad­as, mas a sua vizinha, São Gonçalo, aparece em 92º.

Entre as 10 piores por esgoto tratado estão Belford Roxo, com 4,52%; Nova Iguaçu, com 0,15%; e Meriti, com 0%.

A Prefeitura de Belford Roxo divulgou que recursos do programa Seu Bairro de Cara Nova beneficiar­am cerca de 30 bairros com saneamento, drenagem e pavimentaç­ão. A Prefeitura de São Gonçalo disse que de 2017 até julho de 2019 já foram produzidos 52.800 metros de manilhas. A de Nova Iguaçu explicou que o município “trata 15% do esgoto doméstico”. A Prefeitura de Caxias afirma estar fazendo obras de drenagem e pavimentaç­ão. Meriti não se pronunciou.

A Cedae informou que, somente para a Baixada e o Novo Guandu, investiu “R$ 3,4 bilhões com obras em andamento e alguns sistemas já concluídos e em operação. Na cidade do Rio, apenas para a área da AP-4 (Barra da Tijuca, Cidade de Deus e Jacarepagu­á), estão previstas 41 obras de esgotament­o sanitário, 10 delas previstas para serem iniciadas até o próximo ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil