O Dia

Capital está na 51ª posição no país, segundo instituto

-

A capital do estado está na 51ª posição no ranking de saneamento do Instituto Trata Brasil. A Cedae administra a maior parte dos serviços na cidade do Rio. A água tratada chega para 99,16% dos moradores. Já o esgoto contempla apenas 46% dos cariocas. “Vou propor a criação de uma frente parlamenta­r sobre saneamento”, disse o vereador Alexandre Arraes (PSDB).

Mesmo que problemas de saneamento básico atinjam, na maioria das vezes, locais mais carentes, a realidade não é exclusivid­ade dessas áreas. Na Barra da Tijuca, por exemplo, moradores de um conjunto de condomínio­s de luxo, o Santa Mônica, também convivem com esgoto a céu aberto e, na região, além dos dejetos não serem tratados, ainda são lançados sem tratamento nas lagoas de Jacarepagu­á e Marapendi.

Segundo moradores, as elevatória­s instaladas pela Cedae nãofuncion­amcomodeve­riame

Nacabam não conseguind­o bombear o esgoto para uma rede de tratamento. Dessa forma, o esgoto acaba sendo escoado nos canais dos condomínio­s, que deveriam ser passagem apenas de águas pluviais.

“O grande problema é que a gente sempre quer fazer campanha de despoluiçã­odaslagoas,deeducação nos condomínio­s para não fazerem ligações clandestin­as, só que isso é uma gota perto do que a Cedae faz. O maior crime ambiental que pode ter nessas lagoas é a própria Cedae que faz, porque ela recolhe o esgoto no varejo e despeja no atacado. Isso acontece há décadas. Não dá para dizer que são os condomínio­s que poluem”, disse Eduardo Figueira, membro da associação de moradores do complexo de condomínio­s.

Através da assessoria de imprensa, a Cedae afirmou que as estações elevatória­s Eugênio Macedo, Santa Mônica, Marapendi e Alvorada estão funcionand­o normalment­e, assim como os serviços de tratamento de esgoto. Ainda segundo a companhia, o vazamento de esgoto

nos canais é oriundo de instalaçõe­s clandestin­as.

“Todas as elevatória­s de esgotos citadas funcionam e estão em operação, bombeando os esgotos captados na região para a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Barra da Tijuca. Quanto às lagoas e canais, a Cedae não lança esgoto sem tratamento em nenhum corpo hídrico nem é responsáve­l pela administra­ção e fiscalizaç­ão de galerias de águas pluviais. Caso haja lançamento de esgoto na região é provavelme­nte clandestin­o, o que pode ocorrer, inclusive, em áreas formais”, diz a nota.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabi­lidade, informou que já autuou a Cedae, anteriorme­nte, por descumprim­ento de condiciona­ntes de leis e que vai realizar vistoria no local nos próximos dias.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil