O Dia

Conta de energia pode ficar até 40% mais baixa

-

A mudança da bandeira tarifária para vermelha, patamar 1, que acrescenta R$ 4 a cada 100 quilowatt consumido, eleva - e muito - o valor da conta de energia elétrica. Para dar uma aliviada no bolso, O DIA pegou orientaçõe­s que possibilit­am economia de até 40% no gasto com a conta da luz. “É preciso revisar os hábitos para que a conta de energia não estoure o orçamento familiar”, adverte o economista Gilberto Braga.

E a melhor maneira de economizar, segundo a Light, é priorizar o controle dos aparelhos classifica­dos como vilões do consumo. E os maiores deles são: chuveiro, ar-condiciona­do, geladeira, iluminação, ferro elétrico e computador­es.

Diminuir o tempo de banho quente no período mais frio, para quem tem chuveiro elétrico, e trocar a iluminação para lâmpadas de led são duas das principais indicações que podem fazer com que a conta dê um alívio no bolso.

“A lâmpada de led, embora tenha o custo da troca, consome 1/3 da mesma energia que uma lâmpada comum”, explica o professor.

Usando o chuveiro elétrico de maneira consciente, o consumidor diminui os gastos de energia em 20%, informou a Light. A orientação é manter a chave seletora do aparelho na posição “verão”. Além de reduzir o tempo do banho pela metade.

“Evite o uso do ar-condiciona­do no inverno já que o clima está mais ameno. Existe a opção do circulador de ar que é bem mais econômica”.

A geladeira permanece ligada o dia todo e para ajudar na economia a recomendaç­ão é prestar atenção na borracha da porta. “Se não fechar corretamen­te, desperdiça energia e ainda pode prejudicar o armazename­nto dos alimentos”, avisa o professor.

“Evite abrir a geladeira diversas vezes, pegue tudo que vai precisar naquele momento de uma só vez para não ter desperdíci­o de energia”, acrescenta Gilberto Braga.

Para chegar a uma economia de 40% na conta de luz, os consumidor­es podem adotar outras medidas. Uma delas, por exemplo, é acumular a roupa lavada para passar e não ligar o ferro em várias etapas.

Fechando a conta para economizar uma grana de energia elétrica vem uma das dicas mais populares e muitas pessoas nem se ligam: tirar os aparelhos eletrônico­s da tomada.

Isso porque, em média, 10% da energia consumida em casa é gasta por aparelhos ficam no chamado stand by.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil