O Dia

Drones também ajudam equipes de socorro

-

Além das câmeras, Niterói também conta com dois drones para auxiliar no monitorame­nto de grandes eventos. “Se houver um evento que exija uma demanda maior das forças de segurança, o drone será usado. Mas não somente para isso. Em casos como um deslizamen­to de terra, uma área de socorro, desabament­o, podemos apoiar com esse equipament­o. Se a polícia, Civil ou Militar, também necessitar de apoio, poderemos usar o drone de maneira conjunta”, explicou Gilson Chagas.

Os drones utilizados pela prefeitura podem chegar a 120 metros de altura e a sete quilômetro­s de distância de seu controle, e suas imagens são gravadas em alta resolução. O equipament­o, que tem autonomia aproximada de meia hora, é operado pelo Cisp Móvel, um ônibus usado como posto avançado.

Toda tecnologia faz parte do projeto da Prefeitura de Niterói para prevenir e combater a violência. O investimen­to custou mais de R$ 100 milhões, não só em tecnologia, mas também em reforço do policiamen­to, com pagamento do Regime Adicional de Serviço (RAS) e do programa Niterói Presente.

Em breve, as câmeras do município passarão a identifica­r mais do que veículos com registros criminais e vão passar a reconhecer também pessoas procuradas pela Justiça. A prefeitura já está realizando testes para abrir um processo de licitação para contar com o aparato do reconhecim­ento facial.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil