O Dia

OUTRO ATAQUE A TIROS DEIXA 9 MORTOS NOS ESTADOS UNIDOS.

Com a ação em Ohio, sobre para 29 o número de vítimas fatais no país em ataques no fim de semana

- > Ohio e El Paso, Estados Unidos

Um novo massacre, na madrugada de ontem, na cidade de Dayton, estado de Ohio, elevou para 29 o número de vítimas fatais em ataques a tiros registrado­s neste fim de semana nos Estados Unidos. Por volta de 1h, um homem abriu fogo contra jovens em frente a um bar no Centro de Dayton, deixando nove mortos e 26 feridos, segundo a polícia local. No sábado, um atirador abriu fogo numa loja do supermerca­do Walmart, na cidade de El Paso, no Texas. De acordo com o Departamen­to de Polícia de El Paso, 20 pessoas foram mortas e outras 26 ficaram feridas.

No ataque de ontem, em Ohio, havia policiais próximo ao local do atentado. Eles realizaram cerco na região e conseguira­m matar o atirador, que foi identifica­do como Connor Betts, de 24 anos. Segundo o Departamen­to

de Polícia de Dayton, entre as vítimas fatais está a irmã do assassino, Megan Betts, de 22 anos.

Com apoio do FBI, as autoridade­s locais buscam informaçõe­s que possam esclarecer a motivação para o atentado. No Twitter, o Departamen­to de Polícia de Dayton informou que os agentes realizaram varredura na casa de Connor Betts, na cidade de Bellbrook, a cerca de 26 quilômetro­s no bar Ned Peppers, onde ocorreu o ataque. Os agentes também rastreiam as redes sociais.

Segundo a polícia local, o assassino utilizou uma arma calibre .223 de alta capacidade, além de recarregad­ores e equipament­os de proteção. Richard Biehl, chefe do Departamen­to de Polícia de Dayton, informou, no início da noite de ontem, que as repostas para a motivação do crime não virão tão rápido. “Será uma longa e tediosa investigaç­ão”, declarou.

Ontem, a polícia divulgou novas informaçõe­s sobre o atentado no supermerca­do Walmart, ocorrido no sábado, na cidade de El Paso, no Texas. O atirador foi identifica­do como Patrick Wood Crusius, de 21 anos, morador de Dallas. Ele está preso.

O caso está sendo investigad­o como terrorismo, pois o autor do atentado teria publicado uma manifesto numa rede social em que exaltava a supremacia branca e fazia ataques contra imigrantes. O jornal El País divulgou trecho do texto: “Este ataque é uma resposta à invasão hispânica do Texas. Se pudermos nos livrar de pessoas suficiente­s, nosso modo de vida pode ser mais sustentáve­l”.

Segundo Greg Allen, chefe do Departamen­to de Polícia de El Paso, se comprovada a autoria do texto, Patrick Wood Crusius pode responder por crime de ódio, que pode levar à pena de morte. Entre as 20 mortos no massacre no Walmart, estão seis mexicanos, de acordo com informaçõe­s do presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador.

PAPA LAMENTA MORTES

Na manhã de ontem, o Papa Francisco condenou os ataques contra ‘pessoas inocentes’ nos Estados Unidos. Em pronunciam­ento na Praça São Pedro, no Vaticano, o pontífice manifestou apoio às vítimas e familiares dos massacres, citando ainda o atentado de domingo passado, na Califórnia, quando três pessoas foram mortas durante um festival gastronômi­co.

 ?? AFP ?? Identifica­do como Connor Betts, atirador matou nove pessoas em bar de Dayton. Ele foi morto pela polícia
AFP Identifica­do como Connor Betts, atirador matou nove pessoas em bar de Dayton. Ele foi morto pela polícia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil