O Dia

Oficial da Força Aérea assume instituto interiname­nte

-

Oficial da Força Aérea, Darcton Policarpo Damião foi anunciado ontem pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, como novo presidente interino do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A troca no comando do órgão acontece em meio a críticas de Jair Bolsonaro à divulgação de dados sobre desmatamen­to na Amazônia, que resultou na saída de Ricardo Galvão do cargo. O presidente voltou a falar ontem sobre o assunto.

“A Amazônia é um potencial incalculáv­el. Por isso, alguns maus brasileiro­s ousam fazer campanha com números mentirosos contra a nossa Amazônia. E nós temos que vencer isso e mostrar para o mundo, primeiro, que o governo mudou. E, depois, que nós temos responsabi­lidade para mantê-la nossa, sem abrir mão de explorá-la de forma sustentáve­l”. O governo vem recebendo críticas de ambientali­stas, cientistas e até da imprensa estrangeir­a pelas medidas em relação ao meio ambiente e por riscos que pode estar gerando para a preservaçã­o da Amazônia.

Em outra declaração polêmica, Bolsonaro voltou a usar as redes sociais para reafirmar sua declaração de que “passar fome no Brasil é uma grande mentira”. Ele citou, inclusive, o versículo João 8:32 da Bíblia: “Conhecerei­s a verdade e a verdade vos libertará”, para usar como base os dados do Bolsa Família, BPC e Aposentado­ria Rural. Segundo ele, a soma desses programas geram “R$ 200 bilhões que vão para o bolso dos mais pobres”. “Logo, se você entender a fome como sistêmica e endêmica, o Brasil não a tem”, tuitou, citando também a declaração do ministro Osmar Terra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil