O Dia

CPI na Alerj discute preço do gás natural

-

O preço do gás natural vai levar em conta a proximidad­e com regiões produtoras, informou a Agência Nacional do Petróleo (ANP) durante reunião da Comissão Parlamenta­r de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativ­a do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) que investiga a distribuiç­ão do gás natural.

Atualmente a composição da tarifa usa os mesmos critérios em todo país. A ideia da agência, segundo o superinten­dente de Infraestru­tura e Movimentaç­ão da ANP, Hélio da Cunha Bisaggio, é que em cinco anos metade da composição tarifária do gás natural transporta­do por meio de dutos seja determinad­a de acordo com a distância percorrida pelo combustíve­l.

“Nós já lançamos um edital para o gasoduto Brasil-Bolívia em que informamos como será a progressão de tarifas: nos dois primeiros anos 80% da tarifa seguirá uma média calculada nacionalme­nte (postalizad­a) e 20% será definida pelo fator locacional. No terceiro ano teremos 70% de tarifa postalizad­a e 30% definida pelo fator locacional, no quinto ano 50% da tarifa será postalizad­a e a outra metade, locacional”,afirmou. “Esperamos que entrem novos agentes nesse mercado e tornem o preço mais competitiv­o”, acrescento­u.

“Não há possibilid­ade de nós continuarm­os concordand­o que o custo do transporte do gás no Norte-Fluminense seja o mesmo que o que chega a Pernambuco. Está provado que nós podemos baixar a tarifa e melhorar o serviço”, afirmou o presidente da CPI, Max Lemos (MDB).

 ?? REPRODUÇÃO YOUTUBE ?? Para Bolsonaro, ‘é barra pesada ser empresário no Brasil’
REPRODUÇÃO YOUTUBE Para Bolsonaro, ‘é barra pesada ser empresário no Brasil’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil