O Dia

Morre Calçada, o presidente campeão

OBITUÁRIO Internado desde o início de julho, maior vencedor na história do clube não resiste a infecção abdominal

-

Cercado pelas taças conquistad­as à frente do Vasco, o presidente mais vitorioso da história do clube, Antônio Soares Calçada, foi velado na noite de ontem na capela Nossa Senhora das Vitórias, em São Januário. Aos 96 anos, o dirigente morreu pela manhã, em decorrênci­a de uma infecção abdominal. Ele estava internado desde o dia 10 de julho em um hospital na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Seu corpo será velado até o meio-dia em São Januário e, às 14h, sepultado no Cemitério São João Batista, em Botafogo.

Nascido em Portugal, Calçada desembarco­u no Brasil com 12 anos. Aos 19, ingressou no quadro social do Vasco e, seis anos depois, eleito conselheir­o, iniciou a vida política no clube.

Entre 1983 e 2000, o ex-presidente comandou o clube e gravou seu nome na história com a conquista de três Campeonato­s Brasileiro­s (1989, 1997 e 2000), uma Copa Libertador­es (1998), uma Copa Mercosul (2000) e seis Cariocas (1987, 1988, 1992, 1993, 1994 e 1998).

DIA DE LUTO E HOMENAGENS

A última participaç­ão do ex -presidente no cenário político do Vasco foi na polêmica eleição de 2017, vencida pelo atual presidente Alexandre Campello, quando concorreu à vice-presidênci­a pela chapa de Júlio Brant. Em março, o Cruzmaltin­o também já havia perdido o ex-presidente Eurico Miranda, braço direito de Calçada como vice de futebol, vítima de um câncer no cérebro. A repercussã­o da morte de Antônio Soares Calçada foi muito grande no mundo do futebol.

Em nota oficial, o Vasco lamentou o faleciment­o do ex -presidente e decretou luto de três dias. “Seu Calçada, além de ter sido um grande presidente, foi supervitor­ioso. A maioria dos grandes títulos do Vasco teve a participaç­ão dele. Era uma figura humana especial, querida por todos, uma pessoa sempre muito conci- liadora, que agregava, sempre trabalhand­o pela harmonia. Não à toa era o presidente de honra. É um dia muito triste para todos nós”, disse o presidente Alexandre Campello.

Grandes rivais do Vasco no Rio, Flamengo e Fluminense, prestaram solidaried­ade aos familiares de Calçada nas redes sociais. Torcedores, funcionári­os, dirigentes e ídolos vascaínos também prestaram homenagem no adeus ao presidente que mais tempo comandou o clube: 18 anos.

“Acordei com uma notícia triste. Esse grande amigo vai deixar saudade! Obrigado por tudo o que fez por mim e pela instituiçã­o Vasco da Gama. Gratidão eterna!”, disse Roberto Dinamite, maior ídolo do clube, pelo Twitter.

CONDOLÊNCI­AS DE EX-ATLETAS

Romário, Edmundo, Juninho Pernambuca­no, Pedrinho e Ricardo Rocha também prestaram uma última homenagem ao dirigente. No auge da carreira, Bebeto trocou o Flamengo pelo Vasco em 1989 na negociação conduzida por Calçada, considerad­a uma das maiores contrataçõ­es do futebol carioca. Antes da chegada ao velório, o ex-atacante fez uma postagem emocionada dedicada ao ex-presidente vascaíno.

“Há pessoas que marcam nossa história e deixam uma parte delas em nós. Seu Calçada foi esse tipo de ser humano, inesquecív­el e muito marcante em minha vida! Hoje, o meu coração chora, mas tenho a certeza de que ele está em um lugar muito melhor que nós, sendo recebido com festa e com muito amor, como o senhor sempre nos ensinou! Que Deus conforte o coração da sua família que eu amo tanto! O senhor fez história e marcou a minha história!”, postou Bebeto, em sua conta no Instagram.

O velório foi aberto ao público e contou com a presença de diversas pessoas ligadas ao Vasco. Torcedores, funcionári­os, dirigentes e ex-jogadores comparecer­am a São Januário para o último adeus.

 ??  ?? Antônio Soares Calçada é carregado nos ombros após uma das muitas vitórias no Vasco
Antônio Soares Calçada é carregado nos ombros após uma das muitas vitórias no Vasco
 ??  ?? Com Roberto Dinamite, em assinatura de contrato
Com Roberto Dinamite, em assinatura de contrato
 ??  ?? Calçada conversa com o técnico Antônio Lopes (D)
Calçada conversa com o técnico Antônio Lopes (D)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil